quem-somos


Somos uma mãe (Luísa Alves) e um pai (Daniel Rotatori), que, durante a gestação da filha, perceberam que faltava informação sobre lugares e eventos dedicados às famílias com crianças. E mesmo com a bebê (Aurora) já nascida, queriam participar de programas abertos à entrada de criança, mas que pudessem curtir como adultos. Enfim, a ideia do Guia Fora da Casinha foi (e ainda está) se lapidando, das nossas vivências sabendo do universo de possibilidades de diversão em São Paulo, mas sentido uma falta de direcionamento e curadoria. Quisemos reunir num site esse acolhimento às famílias com crianças por perto para que todos possam curtir a cidade com muita vida social, experiências e histórias para contar. 
 
Sobre nossa curadoria
Buscamos divulgar eventos de baixo custo e gratuitos pensando no acesso mais democrático e livre ao lazer;
 
A única exceção nesse caso seria para os eventos dedicados às famílias gestantes, já que por ser mais difícil encontrar locais de acolhimento e aprendizado aos casais grávidos, disseminamos essas atividades e cursos, que muitas vezes têm custo mais alto;
 
Há também um espaço dedicado aos adultos chamado “Classificação Livre”. Nele, pais e cuidadores podem encontrar eventos para curtir e que as crianças participem sem problemas de conteúdo inadequado;
 
Sobre os eventos também procuramos por locais e espaços ao ar livre ou públicos para incentivar o contato com a cidade com seus espaços de cultura e lazer.


Nossos Valores, nosso conteúdo

 Acreditamos também ser importante deixar claro nossos valores na medida em que nos sentimos responsáveis pelas informações que publicamos aqui e na abordagem que fazemos em nossos eventos e posts. Por isso é importante que você, nosso leitor ou leitora que nos confia com tanto carinho como veículo, saiba dos nossos valores e sobre o quanto, além de estarem intrínsecos no conteúdo, ficam distribuídos em editorias específicas da seção Fique por Dentro.
 
Ver Crescer
 Acreditamos na criação com apego atendendo às necessidades da criança de confiança, empatia e afeição, provendo a base para uma vida repleta de relacionamentos saudáveis. Mesmo para as famílias onde mães e pais trabalhem, a necessidade do tempo junto e de qualidade é primordial para o presente e o futuro dos filhos. Tempo este que não pode ser medido por um relógio ou pelo calendário. Tempo de presença dos pais e cuidados na vida dos filhos. Adultos que devem ser o melhor brinquedo na vida de uma criança, adultos brincantes e colhedores. Nesse sentido também apoiamos o empreendedorismo materno, com mães, que muitas vezes deixam seus empregos visando empreender para estar mais próximas dos filhos e vê-los crescer. Apoiamos também a existência de coworkings de pais e mães, por exemplo, para que esses cuidadores possam produzir e conviver diariamente mais tempo com as crianças. 
 
Lugar de livro, lugar de criança
 Acreditando na importância da leitura por uma infância mais lúdica e definitivamente cheia de histórias, buscamos locais na cidade que incentivam isso bem como sugerimos livros e eventos literários desde a primeira infância. Estamos sempre à caça de cantinhos especiais de São Paulo que ofereça atividades relacionadas ao mundo dos livros de forma que as famílias e as crianças convivam com esses objetos tão lúdicos e importantes em suas vidas.
 
Direito de Brincar
 Durante muito tempo o brincar foi colocado em segundo plano por pais e educadores. Hoje, cada vez mais, essas pessoas estão atentas ao brincar como algo inerente à condição da criança no mundo. Defendemos inclusive uma infância em que as crianças tenham tempo para construir seus próprios brinquedos. Precisamos criar oportunidades, para que elas continuam querendo brincar e longe das telas e dos eletrônicos. Sabemos que para muitas crianças, brincar na praça é um luxo e isso não é educativo.
 
Menos Presente, mais Presença
 Visamos uma infância livre de consumismo, adultização da infância e publicidade infantil. Para isso temos como apoio informativo alguns órgãos focados na área e como veículo de comunicação, procuramos não incentivar atitudes que se aproximem desse comportamento prejudicial ao presente e ao futuro das crianças.
 
Minha cidade, meu quintal
 Cremos como primordial a importância do brincar na natureza não só por isso ensina desde sobre preservação do meio ambiente, mas pela demasiada “cultura de segurança fóbica” e pela organização estereotipada dos espaços” criados para o lazer dos mais novos, com construções artificiais e plásticas da realidade, ambientes bem longe do natural. Quanto a isso, não só acreditamos na importância do contato das crianças com a natureza, mas também na fato que curtirem a cidade em que habitam, conhecendo cada cando e ocupando-o, frequentando eventos nas ruas e parques de forma que covivam com realidades e pessoas habitantes da tão diversa São Paulo.
 
Educar com igualdade
 Apoiamos a igualdade em todos os sentidos, seja de gênero, racial, de oportunidades, para estrangeiros, enfim sobre vários aspectos. Sendo assim, você verá por aqui, muitos conteúdo relacionados à educação com igualdade na infância: brincadeiras e brinquedos sem distinção de gênero; representatividade nos brinquedos e nas brincadeiras; exemplos que nós pais devemos dar pensando nisso; iguais tratamentos para meninos e meninas; infância livre de preconceitos, etc. 
 
Maternidade acolhida, paternidade presente
 Sempre atentos às pautas em defesa das mulheres, tratamos aqui sobre liberdade às mães, empatia e acolhimento; sororidade por parte de outras mulheres; igualdade de oportunidades e salários; informação e liberdade de escolha na hora do parto; amamentação acima de tudo, apoio emocional no pós-parto; paternidade presente em igualdade à maternidade…

Babyfriendly
 Há algum tempo, temos falado na importante de os lugares receberem bem as famílias com bebês, oferecendo formas de tornar suas visitas confortáveis sem dificuldades. Além disso, incentivamos diariamente a ocupação de espaços por parte desse público. Tudo pela socialização, pelo acolhimento e visando a importância de sair de casa num momento tão frágil e cansativo. Somos pais de bebê e falamos partir de nossas rotina diária. 
 
Novidade em Sampa
 Tudo que há de novo e possa contribuir para levar mais famílias a ocuparem os espaços Fora da Casinha é válido por aqui. Você saberá primeiro sobre a contrução ou reinauguração de novos parques, cinemas ou casas de cultura na cidade. Além disso, divulgamos também eventos que estão por vir como shows, peças de teatro, exposições, etc. 
 
Guia Recomenda
 Um lugar, uma banda, um livro, uma pessoa. A esse espaço nos damos o direito de compartilhar o que temos descoberto convivendo com atividades relacionadas à infância. Curtimos e fazemos questão de disseminar para que mais famílias conheçam e possam usufruir.
 
Toda forma de Família
 Por último, e não menos importante, apoiamos todas as formas de família. Desde que o amor e o cuidado envolva todos os seres que nela estão presentes, serão sempre bem recebidos e acolhidos pela família Fora da Casinha.

guiaforadacasinha_novo


luisa
Luísa Alves, gaúcha que ama São Paulo e mora a cerca de 4 anos na capital. É mãe da Aurora de 1 ano e trabalha, além da maternidade, com mídias sociais. Tentando descobrir coisas legais para fazer com as crianças na cidade, junto com o Daniel, tomou coragem e criou o Guia Fora da Casinha. Lu escreve a maioria dos posts, encontra pautas e eventos e ainda troca a fralda com a mão que sobra.

luisa@guiaforadacasinha.com.br


daniel
Daniel Rotatori, conhecido por alguns como Manguinha, pai do Ramon de 7 anos e da Aurora de 1. Adora cinema e tem como profissão a edição de vídeos. Criou o Guia junto com a Luísa e é uma espécie de serviços gerais do site. Se queimar há algo errado com o site é com ele que você deve reclamar.

daniel@guiaforadacasinha.com.br


Apoiador:

baner_casalaco
É aqui que o Guia Fora da Casinha acontece! 

captcha

selo_mat_empreendedora 3X4cm PARA INTERNET


Fale com a gente: contato@guiaforadacasinha.com.br

Real Time Web Analytics