Pediatra Cacá responde: Por que criança não namora?


Postado por: Luísa Alves - 18. abr 2017

child-817368_1280


Conversamos com o pediatra e neonatologista Carlos Eduardo Correa, o Cacá, e ele acabou trazendo uma visão mais ampla sobre a atual campanha que surgiu na Secretaria do Estados de Assistência Social do Amazonas. A iniciativa disseminou pelo Brasil e o assunto tomou conta dos veículos de comunicação e das redes sociais. Nas chamadas dos cartazes, existe a fala “Criança não namora – nem de brincadeira”. A hashtag #criancanaonamora ganhou espaço e faz parte de uma ação mais ampla para mobilizar escolas, comunidades, psicólogos e pais contra a exploração infantil.

Na visão do médico Cacá, o problema do “namoro” das crianças está na ótica adulta da relação. “Eu não diria que crianças não devem namorar, sem entender o significado desta situacão. Digo isso pois penso que se enamorar de alguém ou de algo na vida é muito bom e faz parte da vida. Diferente é quando adultos perguntam a crianças sobre namoros dentro da experiência deste adulto sobre o que é namorar. Ou sobre quem é o correto e quem não se pode namorar. Quando, na questão sobre o assunto ou na afirmação do adulto sobre o namorar, surge uma sexualidade que não pertence ao universo infantil. E mais ainda , quando esse olhar do adulto vem cheio de valores e tabus que pertencem ao mundo adulto e não ao universo da criança. Se a criança quiser brincar com essa possibilidade e está curiosa sobre esse tema não vejo qualquer problema nisso. Alias me lembro de brincar de namorar quando criança, o que era muito divertido. Brincadeira nossa de criança, que não nasceu das perguntas ou das insinuações de adultos sobre os nossos e nossas amigos. Dizer que criança não namora de forma alguma é como dizer que crianças não podem brincar de casar. Não podem? Acho que perguntar para compreender qual significado dessa situação ou experiência para a criança e poder ressignificar essa experiencia caso convenha aos pais seria mais sensato.”

O que você acha da Campanha? Dê sua opinião e participe das nossas matérias sobre infância. Sugira conteúdos interessantes para abordarmos por aqui e termos opiniões de profissionais como o Pediatra Cacá, nosso parceiro desde o início do Guia.


Leia também


Sobre Luísa Alves

Gaúcha que ama São Paulo e mora a cerca de 4 anos na capital. É mãe da Aurora e trabalha, além da maternidade, com mídias sociais.