Tudo sobre a Jornada do Patrimônio 2017! Oficinas, Shows e até Teatro para Bebês <3


Postado por: Luísa Alves - 8. ago 2017

mcb_uma-tarde-no-museu_divulgacao


São Paulo tem muita história para contar. E a Jornada do Patrimônio, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que acontece entre os dias 19 e 20 de agosto, chega com uma programação diversa, unindo arte e patrimônio, para nos lembrar disso. Nesta edição, o tema será “Construindo Histórias” e a programação artística, assim como toda a parte histórica, foi concebida dentro de alguns eixos que tratam o modo de viver na cidade como estudar, trabalhar, vender, circular etc.

A Jornada do Patrimônio tem uma programação gratuita e diversificada com o intuito de aproximar o público a espaços tombados ou com valor afetiva que fazem parte da história da cidade. Ao todo, serão realizados 77 roteiros, 52 palestras, 32 oficinas, 103 imóveis, 86 visitas guiadas, 13 apresentações artísticas, 7 apresentações e 5 lançamentos de livros.

“Esta é uma forma de aproximar os cidadãos de um evento que ainda é novo no calendário da cidade e trata de um tema que pode estar distante do cotidiano de muita gente. Nossa ideia é unir uma programação artística de qualidade, gratuita, que estabelece um diálogo com os locais que as abrigam despertando o interesse do público por estes espaços e, consequentemente, sua história”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Andre Sturm.

Com o intuito de fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, o evento promove atividades de visitação monitorada a prédios históricos, além de roteiros de memória, apresentações artísticas e uma série de palestras e oficinas. A iniciativa, lançada em 2015, é inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York (openhousenewyork), nos Estados Unidos.

DESTAQUES POR EIXOS

ESTUDAR
A Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão é o imóvel representante deste eixo por ter abrigado uma escola em seu passado. A partir do período republicano, surgiram na paisagem paulistana edifícios destinados exclusivamente para o ensino, tanto básico como de ofícios. Eram grupos escolares, colégios religiosos, liceus técnicos, que podem ser reconhecidos por sua linguagem arquitetônica eclética. O Casarão receberá no sábado, às 20h, o espetáculo Folias Galileu, um caleidoscópio criado a partir da Vida de Galileu de Bertolt Brecht, onde o espaço ganha importância e ganha dimensão de personagem dentro da narrativa.

TRABALHAR
Localidades próximas às ferrovias e estradas, que conectavam a cidade ao porto de Santos e às regiões produtivas do interior, foram ocupadas por uma concentração e circulação permanente de trabalhadores. A Cinemateca Brasileira, antigo matadouro da cidade, receberá no domingo, às 18h, a festa argentina Pies Descalzos, que proporciona uma vivência diferenciada ao público ao oferecer mais de 20 performances interativas, de diferentes linguagens, aéreas e de chão.

MORAR
Um dos maiores ícones da cidade, o Copan projetado na década de 50 por Oscar Niemeyer com colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, é o imóvel que melhor representa este eixo por ter o espírito da cidade: grandioso. O prédio que conta com 22 elevadores e 1.160 apartamentos, que vão de 16 a 217 metros quadrados, receberá no domingo uma grande homenagem ao Circo-Teatro com o encontro das Companhias “La Mínima” e “Os Fofos Encenam”, às 11h.

COMPRAR E VENDER
Em 1897 foi inaugurado o Mercado Municipal de Santo Amaro, construção que atendia a demanda dos moradores da região sul da cidade, que formava o Celeiro de São Paulo, núcleo produtor de gêneros agrícolas juntamente com Itapecerica e Embu das Artes. Até 1958, o mercado funcionou onde hoje é a Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça, em que se apresentarão o flautista Pablo Cobello e o violonista Ricardo Farão com um repertório variado de músicas instrumentais brasileiras no sábado, às 14h.

CIRCULAR
As áreas mais dinâmicas da cidade de São Paulo, do ponto de vista comercial, financeiro e simbólico, caracterizaram-se por um percurso territorial peculiar: primeiro a superação do Triângulo e do Vale do Anhangabaú, ocupando o Centro Novo; em seguida subindo em direção ao marcante divisor de águas de sua paisagem, onde foi desenhada a Avenida Paulista. Mais recentemente a descida para o lado oposto, na direção do vale do Rio Pinheiros, com as avenidas Faria Lima, Engenheiro Luís Carlos Berrini e Marginal Pinheiros. O Viaduto do Chá, a Casa das Rosas e o Museu da Casa Brasileira são os locais escolhidos como símbolos deste eixo. Quem passar pelo Viaduto do Chá, a partir das 10h do sábado, vai se deparar com a intervenção artística “A Rua é Clássica”, protagonizada por bailarinos que dançam nas ruas e calçadas da cidade.

Também no sábado, às 17h, o público vai poder apreciar o projeto Sampando – Um Passeio por São Paulo através das músicas. Sucessos de Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Originais do Samba, Caetano Veloso, Paulo Vanzolini, Premê, Rita Lee, Tom Zé fazem parte do repertório. No domingo, o Balé da Cidade de São Paulo ocupa o Museu da Casa Brasileira com trechos coreográficos do projeto Asas para Voar, que tem estreia prevista para dezembro deste ano, a partir das 14h.

LEMBRAR
A cidade de São Paulo abriga edifícios, esculturas e espaços públicos que remetem a referências históricas e de memórias coletivas ou individuais. O Museu da Imigração é um ícone importante da questão da memória da formação da população paulistana. Era ali que inicialmente chegavam os imigrantes europeus e, posteriormente, passou a receber os migrantes de outros estados brasileiros. Em homenagem a sua trajetória, o Museu receberá apresentação do Grupo de Taikô Ikkon Wadaiko Patriarca, apresentação de dança folclórica japonesa Ikeshiba Ryu e os cantores de Música Enka: Takeshi Nishimura e Elaine Hara no sábado, dia 19, às 16h.

PASSEAR
Registros de São Paulo na metade do século 19 mostram poucas atividades que se parecem com o lazer que conhecemos hoje. Famílias com suas melhores roupas passeando por jardins e parques públicos; dança e música em festas religiosas; os poucos estudantes das Arcadas divertindo-se em estudantadas boêmias. Mas, conforme o século 21 se aproximava, já se apresentavam pela cidade as trupes circenses. No mesmo período surgem, também, os primeiros teatros paulistanos. Resultariam, ao longo do século 20, na grande diversidade de espaços de diversão e cultura, entre os cinemas estão o Cine Ipiranga, Cine Marrocos e Ufa-Palácio. Entre os teatros, destacam-se o TBC, o Teatro de Arena, o Oficina, o Maria Della Costa, entre tantos outros. Para compor este eixo, a tradicional casa de bailes União Fraterna terá uma programação Especial Baile Samba Rock, com Farufyno, Os Opalas e Baile do Simonal a partir das 18h de sábado.

INÉDITOS NA JORNADA
O Theatro Municipal receberá grandes nomes do hip hop acompanhados de uma banda formada exclusivamente por mulheres. Neste concerto, que acontece na área externa do Theatro no sábado, às 20h, os convidados são: Xis, SNJ, Z’África Brasil, Lurdez da Luz, Rashid, Dexter e Thaíde, artistas que representam os sons e a estética própria das periferias que tanto influenciam a cena cultural da atualidade.

O grupo Os Satyros, patrimônio imaterial da cidade de São Paulo, realiza um evento para a Jornada do Patrimônio, que consiste na realização de duas apresentações com os artistas residentes do Palacete dos Artistas. A primeira apresentação será o Cabaré dos Artistas, montagem inédita concebida especialmente para o evento, no sábado, dia 19, às 20h na Sala Paissandu, que fica no Centro Cultural Olido. No domingo, dia 20, das 14h às 17h acontece o Sarau dos Artistas no Palacete dos Artistas.

SELOS DE VALOR CULTURAL
Ao longo da Virada, o público vai poder conhecer e assistir, gratuitamente, aos espetáculos de oito teatros independentes que receberão o Selo de Valor Cultural, concedido pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura a estabelecimentos relevantes no cenário cultural da cidade de São Paulo. Em 2017, os seguintes estabelecimentos receberão o selo: Cemitério de Automóveis, As meninas do conto, Sobrevento, Kompanhia do centro da Terra, Àgora, Tapa, Teatro Vento Forte e Parlapatões.

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

CONCERTOS EM TEMPLOS RELIGIOSOS

Paróquia São Luis Gonzaga
A igreja recebe, no domingo, às 16h30, a apresentação da Oficina de Música Antiga da Escola de Música de São Paulo, criada em 2014 pelo cravista e regente Nicolau de Figueiredo com o objetivo de desenvolver as aptidões necessárias à interpretação historicamente orientada do repertório dos séculos XVII e XVIII.

Catedral Evangélica
Aproveitando as comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, ocorrida em 1517 na Alemanha e liderada por Martinho Lutero, a Catedral Evangélica de São Paulo oferece, no domingo às 15h, o Concerto de Órgão com peças relacionadas com este grande movimento religioso e cultural do século XVI.

Museu Judaico
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo , que integra o corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, executa a obra “Quarteto de Cordas nº 2 em Lá Menor, op.13 F. Mendelssohn” no domingo, às 14h.

IMÓVEIS HISTÓRICOS ABERTOS

Entre as atividades de maior interesse durante o evento está a visitação, em muitos casos com monitoria, a exemplares históricos tombados ou reconhecidos como importantes para a memória afetiva da cidade, pertencentes ao poder público ou propriedades particulares. Entre os exemplares arquitetônicos que remontam à origem da cidade de São Paulo, está a Casa de Dona Yayá, construída em 1880, e é um dos últimos exemplares do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central.

A Casa GIZ foi projetada pelo arquiteto Vilanova Artigas, em 1942, para ser sua própria residência e é um dos ícones do Modernismo Brasileiro, que receberá exposição e visita monitorada no fim de semana do evento.

Outro ícone da cidade que faz parte da Jornada do Patrimônio é o Parque das Hortênsias, localizado em Higienópolis, que recebeu recentemente o selo de valor cultural criado pelo Conpresp. A construção do arquiteto Artacho Jurado, que data da década de 1950, receberá uma exposição e terá uma visita guiada no sábado, às 14h.

A equipe do educativo do Museu da Cidade pensou numa visita guiada diferente à Cripta Imperial e ao Monumento à Independência, em que o público é convidado a pensar e refletir sobre as relações entre o local que o patrimônio está inserido, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo e os diálogos possíveis que esse patrimônio tem com a população, inclusive no cuidado e preservação do patrimônio por parte da sociedade. Esta visita será no domingo, dia 20, às 15h.

ROTEIROS – Memórias em trânsito

Durante a Jornada, o público poderá descobrir lugares da cidade que são pouco conhecidos da grande população, como por exemplo, a Ilha do Bororé, que fica no extremo sul da cidade ou ainda fazer a caminhada de 10km e conhecer a história da Estrada de Ferro Perus Pirapora.

Cemitérios, roteiros de arquitetura e outros passeios pelos bairros do Belenzinho, Mooca, Jaçanã, Luz, Cambuci completam a programação.

Uma parceria com o Sesc traz roteiros sobre o patrimônio, história da moradia na cidade, formação da sociedade, que contam com a visitação em imóveis industrias, históricos e também de construção modernista, dentre outros, distribuídos pela metrópole.

OFICINAS
As oficinas também são uma oportunidade de conhecer um imóvel icônico da história da cidade de São Paulo e refletir sobre ela. A programação conta com atividades que podem ser feitas por pessoas de todas as faixas etárias. Os encontros abrangem temas que vão de restauro a fotografia e lugares que vão de igrejas a museus. Dentre os destaques estão a oficina de taipa de mão que será na Praça e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França a partir das 8h do domingo e a oficina de xilogravura no Museu Afro Brasil. Em ambas as oficinas é necessário fazer inscrição prévia por e-mail.

EXPOSIÇÕES
O Theatro Municipal leva uma parte do seu rico acervo à SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A mostra Theatro Municipal: a desconstrução do figurino acontecerá na sala de exposições do espaço durante os dias 19, das 13h30 às 18h30, e 20, das 10h30 às 18h30. A exposição terá figurinos e acessórios de grandes óperas já encenadas no prédio histórico, dentre elas estão peças de Aída (2013), Falstaff (2014), Carmen (2014), Il trovatore (2014), Manon Lescaut (2015).

Fotos do acervo da Casa da Imagem poderão ser apreciadas, durante o fim de semana do evento, nos imóveis que compõem os eixos da Jornada.

*Confira a programação completa
Disponível também no site http://jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2017/

IMÓVEIS | PORTAS ABERTAS

Diversos Locais | Dias 19 e 20 | Grátis

19 | Antiga Fábrica da Alpargatas – R. Dr. Almeida Lima, 1134 – Mooca | Visita guiada sábado às 10h e às 11h. Inscrições preserva.lpp@gmail.com | Até 30 pessoas. Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Arquivo Histórico de São Paulo – Pça Coronel Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro | Visita guiada sábado e domingo às 10h, 13h e 15h | 09h às 17h
19 e 20 | BibliASPA – R. Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília | Visita guiada sábado das 11h30 às 14h30 – domingo das 10h às 16h30 | 10h às 17h
19 e 20 | Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato – R. General Jardim, 485 – Vila Buarque | Visita guiada sábado às 10h e às 15h – domingo às 10h | sábado das 10h às 17h e domingo das 10h às 14h
19 e 20 | Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – República | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h. Inscrições no local, com 20 min de antecedência | Até 20 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Biblioteca Prestes Maia – Av. João Dias, 822 – Santo Amaro | Visita guiada sábado e domingo às 10h | Sábado das 09h às 16h e domingo das 09h às 13h
19 e 20 | Caixa Cultural São Paulo – Edifício Sé – Pça da Sé, 111 – Sé | Visita guiada sábado às 11h – domingo às 11h e às 15h. Inscrições no local, com 20 min de antecedência | Até 30 pessoas | 09h às 19h
19 | Capela de São Miguel – Pça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 10 – São Miguel Paulista | das 10h às 12h e das 13h às 16h
19 e 20 | Casa Amarela da Vila Romana – R. Camilo, 955 – Vila Romana | Sábado das 10h às 18h e domingo das 12h às 18h
20 | Casa das Caldeiras – Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca | Visita guiada às 11h, 13h30 e 15h. Inscrições contato@casadascaldeiras.com.br | Até 30 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Bela Vista | Visita guiada sábado às 11h e às 15h – domingo às 11h e às 13h | Até 20 pessoas | Sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h
19 e 20 | Casa de Dona Sebastiana de Souza Queiroz – Iphan – Av. Angélica, 626 – Santa Cecília | Visita guiada sábado e domingo às 10h, 11h, 13h e 15h | 10h às 16h
19 e 20 | Casa de Dona Yayá – R. Major Diogo, 353 – Bela Vista | Visita guiada sábado às 11h e às 14h30 – domingo às 13h | 09h às 17h
19 e 20 | Casa de Portugal – Av. Liberdade, 602 – Liberdade | Visita guiada sábado e domingo às 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30 | 13h às 19h
19 e 20 | Casa de Cultura Cidade Tiradentes (Hip Hop Leste) – R. Sarah Kubitschek, 165 – Cidade Tiradentes | 10h às 21h
19 e 20 | Casa de Vidro – R. General Almerio de Moura, 200 – Morumbi | Visita guiada sábado e domingo às 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h | Até 25 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 | Casa do Povo – R. Três Rios, 252 – Bom Retiro | Visita guiada às 16h | 14h às 19h
19 e 20 | Casa Giz by Vilanova Artigas – R. Barão de Jaceguai, 1151 – Campo Belo | Visita guiada sábado e domingo às 11h e às 15h. Inscrições casagiz@gizbrasil.com.br | 10h à 16h
19 e 20 | Casa Guilherme de Almeida – R. Macapá, 187 – Perdizes | Visita guiada sábado e domingo às 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h. Duração até 1h30 | Até 12 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Casa Nadyr de Oliveira – R. das Açucenas, 10 – Cidade Jardim | Visita guiada sábado e domingo às 13h, 13h40, 14h30, 15h10, 15h50 e 16h30 | Até 20 pessoas | 13h às 17h
19 | Casa Nhonhô Magalhães – Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 758 – Consolação | Visita guiada sábado às 10h, 11h, 14h e 16h | Inscrições casaraohistorico@spmj.com.br | Até 40 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Casa Ranzini – R. Santa Luzia, 31 – Liberdade | Visita guiada sábado às 10h e às 15h – domingo às 11h e às 13h | Até 10 pessoas | Sábado das 09h às 17h e domingo das 10h às 16h
19 | Casarão da Chácara Inglesa – R. Dr. João Batista Bernardes Lima, 773 – Chácara Inglesa | Visita guiada às 17h. Inscrições no local, com 20 min de antecedência | Até 20 pessoas | 14h às 22h
19 e 20 | Casarão da Rua Padre João Manoel, Antiga Residência Vicente de Azevedo – R. Padre João Manuel, 89 – Cerqueira César | Visita guiada sábado e domingo às 14h, 15h e 16h | Até 10 pessoas | 14h às 17h
19 | Casarão de Higienópolis (Sede do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo) – Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis | Visita guiada às 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30. Inscrições até 17/8 iicsanpaolo@esteri.it | Até 6 pessoas | Aberto somente para as visitas
20 | Castelinho da Rua Apa – R. Apa, 236 – Santa Cecília | 10h às 16h
19 e 20 | Catedral Evangélica de São Paulo – R. Nestor Pestana, 36/152 – Consolação | Visita guiada sábado e domingo às 16h | Inscrições no local com 20 minutos de antecedência | Até 40 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 | Cemitério da Consolação – R. da Consolação, 1660 – Consolação | Visita guiada sábado às 10h e às 14h. Inscrições assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br | Até 40 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Cemitério de Colônia – R. Sachio Nakao, 28 – Colônia | Visita guiada sábado e domingo às 11h e às 15h. Inscrições no local, com 20 min de antecedência | Até 20 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Cemitério do Redentor – Av. Dr. Arnaldo, 1105 – Sumaré | Visita guiada sábado e domingo às 14h30 | Até 15 pessoas | 9h às 17h
19 e 20 | Cemitério dos Protestantes – R. Sergipe, 177 – Consolação | Visita guiada sábado e domingo às 11h30 | Até 15 pessoas | 9h às 17h
19 e 20 | Centro Cultural Banco do Brasil – R. Álvares Penteado, 112 – Centro | Visita guiada sábado e domingo às 11h, 14h e 17h. Retirada de senha na bilheteria 30 min antes de cada horário | Até 20 pessoas | 9h às 21h
19 e 20 | Centro Cultural São Paulo – CCSP – R. Vergueiro, 1000 – Paraíso | 10h às 18h
19 | Centro Histórico e Cultural Mackenzie – R. da Consolação, 930 – Consolação | Visita guiada sábado às 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30 | 10h às 18h
19 | CEPAV (Escola Estadual Padre Antonio Vieira) – Av. Cruzeiro do Sul, 3301 | Visita guiada das 9h às 17h30
19 e 20 | Complexo Cultural Funarte SP – Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos | Visita guiada sábado e domingo às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. Inscrições funartesp@gmail.com | Aberto somente para as visitas
19 | Condomínio Edifício CBI Esplanada – R. Formosa, 367 e Pça Ramos de Azevedo, 206 – Centro | Visita guiada das 09h às 17h. Inscrições até 18/8 sindico@cbiesplanada.com.br | Até 20 pessoas
20 | Drosophyla Bar – R. Nestor Pestana, 163 – Consolação | Visita guiada domingo das 12h às 18h
19 e 20 | Edifício Conde Francesco Matarazzo – Prefeitura – Viaduto do Chá, 15, Anhangabaú | Visita guiada sábado e domingo às 10h30, 12h30, 14h30 e 16h30. Inscrições no local e distribuição de senhas no dia da visita, das 09h30 às 15h30 | Até 10 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200 – Centro | Visita guiada sábado e domingo às 10h, 14h e 16h. Inscrições com até 48h de antecedência sindico@copansp.com.br | Até 30 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 | Edifício Parque das Hortênsias – Av. Angélica 1106 – Higienópolis | Visita guiada às 14h. Inscrições hortensias.digital@uol.com.br | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Edifício Vilanova Artigas Sede FAU-USP – R. do Lago, 876 – Cidade Universitária | Visita guiada às 14h. Inscrições conservafau@gmail.com ou https://conservafau.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/conservafau/ | Até 20 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Edifício – Monumento do Museu do Ipiranga – R. Patriotas, 100 – Ipiranga | Visita guiada sábado e domingo às 13h30 e às 15h. Inscrições cursosmp@usp.br ou 2065-8061/8075 | Até 10 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol – Pça. Charles Miller – s/nº – Pacaembu | Visita guiada sábado 11h (Museu do Futebol). Inscrições até 18/8 eventos1@museudofutebol.org.br | Até 20 pessoas | 9h às 17h
19 | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia – PUCSP – R. Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação | Visita guiada às 11h e 15h. Inscrições no local, com 20 min de antecedência | 10h às 17h
19 e 20 | Fundação Ema Klabin – R. Portugal, 43 – Jardim Europa | Visita guiada sábado e domingo às 14h, 15h, 16h e 17h
19 e 20 | Galeria Olido – Centro de Memória do Circo e Cine Olido – Av. São João, 473 – Centro | Visita guiada sábado e domingo às 13h. Início no Centro de Memória do Circo e término no Cine Olido | Até 40 pessoas | 10h às 20h
19 | IABSP – Instituto de Arquitetos do Brasil – R. Bento Freitas, 306 – República | Visita guiada às 9h, 10h, 11h, 13h, 14h e 15h. Inscrições iabsp@iabsp.org.br | Até 10 pessoas | 8h30 às 17h
19 e 20 | Igreja da Boa Morte – R. do Carmo, 202 – Sé | R. do Carmo, 202 – Sé | Visita guiada sábado às 11h e domingo às 11h30. Retirada de senha na hora da visita | Até 30 pessoas | 24hs
19 e 20 | Instituto Butantã – Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã | 7h às 18h
19 e 20 | Jockey Club de São Paulo – Hipódromo Paulistano – Av. Lineu de Paula Machado, 1263 – Jardim Everest – Entrada Social | 12h às 19h30
19 e 20 | Memorial da Resistência de São Paulo (Estação Pinacoteca) – Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia | Visita guiada sábado às 10h30 e às 13h30 – domingo às 10h30. Inscrições no local com 20 min de antecedência | Até 25 pessoas | 10h às 18h
19 e 20 | Mosteiro da Luz (Igreja de São Frei Galvão) e Museu de Arte Sacra – Av. Tiradentes, 676 – Luz | 09h às 17h
19 e 20 | Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – MUBE – R. Alemanha, 221 – Jardim Europa | Visita guiada sábado e domingo às 11h e às 16h | 10h às 18h
19 e 20 | Museu da Casa Brasileira (MCB) – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano | Visita guiada sábado às 10h30 e domingo às 14h30. Inscrições agendamento@mcb.org.br ou (11) 3026-3913 | Até 20 pessoas | 10h às 18h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Beco do Pinto – R. Roberto Simonsen, 136B – Sé | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Capela do Morumbi – Av. Morumbi, 5387 – Morumbi | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Casa da Imagem – R. Roberto Simonsen, 136B – Sé | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h | Até 30 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Casa do Bandeirante – Pça Monteiro Lobato, s/n° – Butantã | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h. Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Casa do Grito – Pça do Monumento, s/nº – Ipiranga | Visita guiada sábado às 10h – domingo às 10h e às 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Casa do Sertanista – Pça Dr. Enio Barbato, s/nº – Caxingui | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Casa do Tatuapé – R. Guabijú, 49 – Tatuapé | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Casa Modernista – R. Santa Cruz, 325 – Vila Mariana | Visita guiada sábado às 10h – domingo às 10h e às 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Chácara Lane – R. da Consolação, 1024 – Higienópolis | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Monumento à Independência – Pça. do Monumento, s/nº – Ipiranga | Visita guiada sábado às 14h e às 18h (visita noturna especial) – domingo às 10h e às 14h | Visita guiada diurna até 20 pessoas / noturna até 60 pessoas | 09h às 17h
20| Museu da Cidade – Cripta Imperial e Monumento à Independência – Pça. do Monumento, s/nº – Ipiranga |Visita guiada diurna até 30 pessoas – inscrições no local (30 minutos antes da visita) |15h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Sítio da Ressaca – R. Nadra Raffoul Mokodsi, 3 – Jabaquara | Visita guiada sábado e domingo às 10h e 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Sítio Morrinhos – R. Santo Anselmo, 102 – Jardim São Bento | Visita guiada sábado às 10h e domingo às 14h | Até 20 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos – R. Roberto Simonsen 136 – Sé | Visita guiada sábado e domingo às 10h e às 14h | Até 30 pessoas | 09h às 17h
19 e 20 | Museu da Imigração – R. Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – (Estação Bresser-Mooca do metrô) | Visita guiada sábado e domingo às 11h | Até 20 pessoas | sábado das 09h às 17h e domingo das 10h às 17h
19 | Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (Desinfectório Central) – R. Tenente Pena, 100 – Bom Retiro | Visita guiada às 12h | 12 às 14h
19 e 20 | Museu do Jaçanã – Av. Benjamin Pereira, 1021 – Jaçanã | 10 às 17h
20 | Museu Judaico de São Paulo – R. Martinho Prado, 128 – Bela Vista | Visita guiada das 11h às 13h | Até 20 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Museu Lasar Segall – R. Berta, 111 – Vila Mariana | 11h às 19h
19 | Museu Vicente de Azevedo – R. Dom Luiz Lasanha, 300 – Ipiranga | 12h às 17h
19 | Oficina Cultural Casa Mário de Andrade – R. Lopes Chaves, 546 – Barra Funda | Visita guiada às 10h30 e 15h. Inscrições educativo.marioandrade@oficinasculturais.org.br | Até 20 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 | Palacete Chavantes (Refúgios Urbanos – escritório) – R. Benjamin Constant, 171 Cj 501 – Sé | Visita guiada às 10h, 12h, 13h30, 14h, 14h30 e 15h. Inscrições contato@refugiosurbanos.com.br | Até 20 pessoas | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Palacete Conde de Sarzedas – Tribunal de Justiça de São Paulo – R. Conde de Sarzedas, 100 – Sé | Visita guiada sábado e domingo às 10h, 13h e 15h30 | Não há acessibilidade a cadeirantes | 10h às 18h
19 | Palacete Tereza Toledo Lara – R. Quintino Bocaiuva, 22 – Sé | Visita guiada às 09h, 10h, 11h e 12h | Até 30 pessoas | 08h às 16h
19 | Palácio das Indústrias | Museu Catavento – Pça. Cívica Ulisses Guimarães S/N – Brás | Visita guiada às 11h30, 14h e 15h. Inscrições no local, com 20 min de antecedência | Até 20 pessoas | 09h às 16h
19 e 20 | Palácio da Justiça – Pça. da Sé, s/n – Sé | Visita guiada sábado e domingo às 11h, 14h e 16h30 | 10h às 18h
19 e 20 | Palácio do Comércio – FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) – Largo São Francisco, 19 – Sé | Visita guiada sábado e domingo às 09h, 11h, 13h e 15h | Sábado das 09h às 17h Domingo das 09h às 16h
19 e 20 | Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4500 – Morumbi | Visita guiada sábado e domingo às 11h, 14h e 15h | Até 40 pessoas | 10h às 16h
19 e 20 | Palácio dos Correios – Av. São João, s/n. Vale do Anhangabaú | Visita guiada sábado e domingo às 11h30. Inscrições centroculturalsp@correios.com.br | 11h às 17h
19 e 20 | Paróquia Nossa Senhora da Consolação – R. da Consolação, 585 – Consolação | Visita guiada sábado às 10h. Inscrições (11) 3256-5356 | sábado das 8h às 13h30 e das 17h às 19h – domingo das 7h30 às 13h30 e das 17h às 21h
19 e 20 | Paróquia Santa Ifigênia – R. Santa Ifigênia, 30 – Santa Ifigênia | Visita guiada sábado às 9h, 10h, 14h e 16h – domingo às 14h e às 16h. Inscrições (11) 3229-6706 | sábado das 09h às 17h – domingo das 14 às 17h
19 e 20 | Pinacoteca de São Paulo – Pça da Luz, 2 – Luz | 10h às 17h30
19 | Ponto Chic – Largo do Paissandu, 27 – Centro | Visita guiada às 12h | 11h às 20h
19 e 20 | Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro | Visita guiada sábado e domingo às 10h30, 12h30, 14h30 e 16h30. Inscrições no local com 30 min de antecedência | Até 20 pessoas | 10h às 18h
19 e 20 | Santuário e Convento São Francisco – Largo São Francisco, 133 – Sé | Visita guiada sábado e domingo às 13h | 07h às 19h
19 e 20 | Shopping Light – R. Coronel Xavier de Toledo, 23 – República | Visita guiada sábado e domingo às 11h e às 15h. Inscrições (11) 3154-2299 | sábado das 10h às 22h e domingo das 12h às 18h
19 e 20 | Teatro de Arena Eugênio Kusnet – R. Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque | Visita guiada sábado e domingo às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. Inscrições funartesp@gmail.com | Aberto somente para as visitas
19 e 20 | Theatro Municipal de São Paulo – Pça. Ramos de Azevedo, s/nº – República | Visita educativa: Roteiro 1 – Visita ao Salão Nobre, Cúpula e Galeria dos Bustos e Roteiro 2 – Visita ao Palco, Coxia e Camarins | sábado às 10h, 11h, 12h, 13h e 14h (roteiro 1) – domingo às 13h e às 14h (roteiro 1) – domingo às 15h, 16h e 17h (roteiro 2). Inscrições no local 1h antes | Até 50 pessoas | Não há acessibilidade para cadeirantes | Aberto somente para as visitas
20 | União Fraterna – Rua Guaicurus, 01 – Água Branca | 10h às 17h
19 | Vila Itororó – R. Pedroso, 238 – Bela Vista (estação São Joaquim do metrô) | Visita guiada às 14h. Inscrições no local a partir das 13h | Até 30 pessoas | Normas de segurança: Não é possível se juntar ao grupo uma vez iniciada a visita. É preciso usar capacetes – que são oferecidos no local – e estar com calçados fechados | 09 às 17h

MEMÓRIAS EM TRÂNSITO
Diversos Locais | Dias 19 e 20 | Grátis | Inscrições Antecipadas e no Local*

SÁBADO E DOMINGO | 19 e 20 de Agosto
Arte-Circuito Sé | Inscrições pelo e-mail artecircuito@hotmail.com. Até 18/08 | 25 pessoas | Distância 2.5km (a pé) | Ponto de Encontro Praça do Patriarca (em frente à Igreja de Santo Antônio) | Dias 19, às 9h e às 14h. Dia 20 às 14h

Caminhada histórica no Instituto Butantan | Inscrições no local, 30 minutos antes do início do percurso | Distância 400m (a pé) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Bilheteria do Instituto Butantan | Dias 19 e 20 às 10h30

Caminhada Pela Estrada de Ferro Perus Pirapora | Inscrições pelo e-mail contato@tourjundiahy.com.br – Tour Jundiahy. Até 17/08 | Distância 10km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Estação de Trem de Perus (Linha 7 Rubi – CPTM) | Dias 19 e 20, às 8h45 e às 13h

De lá pra cá, chegamos ao Belenzinho | Inscrições por meio de formulário on line – disponível no site da Jornada do Patrimônio 2017. Até 18/08 | Distância 4km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Estação Belém do Metrô | Dias 19 às 10h e 20 às 14h

Marsilac – da ferrovia as águas | Inscrições por meio de formulário on line – disponível no site da Jornada do Patrimônio 2017. Até 17/08 | Distância 8km (ônibus) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Posto de Atendimento ao Turista (Avenida Senador Teotônio Vilela, 8000) | Dias 19 e 20 às 9h

Memória e militância lésbica no centro de São Paulo – SP Safari | Inscrições pelo e-mail amanda.rodrigues.vieira@usp.br. Até 18/08 | Distância 2.5km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro 3ª Delegacia Seccional do centro (Rua Aurora, 322) | Dias 19 e 20, às 14h

Rua José Paulino (1928-1980): indústria e comércio de moda em São Paulo – SP Safari | Inscrições pelo email steguerra@gmail.com. Até 18/08. | Distância 800m (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Portaria do edifício R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) – Rua José Paulino, 29 | Dias 19 às 14h30 e 20 às 10h30

São Paulo de Todas as Culturas / Caminhos do Triângulo | Inscrições pelo e-mail roteiroscaminhosdotriangulo@gmail.com – Roteiros Caminhos do Triângulo. Até 18/08. | Distância 1.3km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112) | Dias 19 e 20, às 14h

SÁBADO | 19 de Agosto
Abolição e Cotidiano em São Paulo | Inscrições pelo email institutomemoriasdobrasil@gmail.com. Até 17/08 | Distância 2km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Capela da Santa Cruz das Almas dos Enforcados (Praça da Liberdade) | Dia 19 às 10h

Além da Capela, patrimônio e memória em São Miguel Paulista – SP Safari | Inscrições pelo e-mail roteirosaomiguel@gmail.com. Até 17/08 | Distância 3km (a pé)| 25 pessoas | Ponto de Encontro Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró, em frente à capela de São Miguel Arcanjo) | Dia 19 às 14h

A Revolução de 1932 na capital | Inscrições pelo e-mail giroinsampa@gmail.com. Até 18/08 | Distância 2km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de encontro Praça da República (ao lado do CIT – Centro de Informações Turísticas) | Dia 19 às 15h

A Zona do Meretrício no Bom Retiro (1940-1953) – SP Safari | Inscrições pelo e-mail paulajano@gmail.com. Até 1h antes do evento. | Distância 1.5km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de encontro SESC Bom Retiro | Dia 19 às 10h

Bom retiro: História, Imigração e Saúde | Inscrições pelo e-mail museuer.educadores@butantan.gov.br – Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. Até 18/08 | Distância 2.2km (a pé) | 35 pessoas | Ponto de encontro Estação da Luz (Saída da estação para a Pinacoteca, Praça da Luz) | Dia 19 às 10h

Caminhada pelo Patrimônio Industrial da Mooca | Inscrições pelo e-mail preserva.lpp@gmail.com. Até 18/08 | Distância 2km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de encontro Universidade Anhembi Morumbi Campus Mooca (R. Dr. Almeida Lima, 1134) | Dia 19 às 14h

Cartografias de São Paulo: presença e ausência da população negra | Inscrições por meio de formulário on line – disponível no site da Jornada do Patrimônio 2017. Até 18/08 | Distância 1.5km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de encontro Praça Antonio Prado | Dia 19 às 10h

Cultura e entretenimento em São Paulo: da cidade de barro à capital cosmopolita / Caminhos do Triângulo | Inscrições pelo e-mail roteiroscaminhosdotriangulo@gmail.com. Até 18/08 | 25 pessoas | Distância 2km (a pé) | Ponto de Encontro Pátio do Colégio | Dia 19 às 10h

Da maternidade à maturidade | Inscrições pelo e-mail bixigatombado@gmail.com. Até 17/08. | Distância 2.3km (a pé) | 35 pessoas | Ponto de encontro Hospital Matarazzo (Alameda Rio Claro,190) | Dia 19 às 9h

Da praça ao viaduto, do ecletismo ao modernismo, a História da arquitetura paulistana e seus ícones | Inscrições pelo e-mail cpescuma@yahoo.com.br Até 18/08 | Distância 2 km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de encontro Praça da República – Posto de informação Turística | Dia 19/08 às 10h

Descobrindo Santana | Inscrições pelo e-mail flavializ@preservasp.org.br. Até 17/08 | Distância 2.5km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de encontro Entrada da Estação Santana do Metrô | Dia 19 às 11h

Hábitos e habitações | Inscrições no local 30 minutos antes do início do percurso | Distância 4km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Igreja dos Aflitos (Rua dos Aflitos) | Dia 19 às 10h

Higienópolis, um bairro de revolucionários | Inscrições pelo e-mail giroinsampa@gmail.com. Até 17/08 | Distância 2km (a pé) | 40 pessoas | Ponto de encontro Parque Buenos Aires, próximo ao portão principal (Av. Angélica) | Dia 19 às 15h

História(s) pela arte (contemporânea) no espaço público: da praça Eisenhower ao MAC USP nova sede | Inscrições pelo e-mail pedro.nmv@gmail.com. Até 18/08 | Distância 2km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Praça Eisenhower, próximos ao Monumento a Pedro de Toledo | Dia 19 às 10h

História viva no Cemitério do Araçá: Memória e Preservação | Inscrições pelo e-mail glauciagarcia.gc@gmail.com. Até 18/08 | 30 pessoas | Distância 3km (a pé) | Ponto de Encontro Capela do Cemitério do Araçá | Dia 19 às 10h

Ilha do Bororé – Outra São Paulo | Inscrições por meio de formulário on line – disponível no site da Jornada do Patrimônio 2017. Até 17/08 | Distância 10km (ônibus) | 35 pessoas |Ponto de Encontro Posto de Atendimento ao Turista (Avenida Senador Teotônio Vilela, 8000) | Dia 19 às 10h

Jaçanã, outros olhares (Museu Memória do Jaçana) | Inscrições no local | Distância 2km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Museu do Jaçanã (Av. Benjamim Pereira, 1021) | Dia 19 às 09h

Letras Art Déco dos prédios de São Paulo | Inscrições pelo e-mail jornada@tipospaulistanos.com.br Até 17/08 | Distância 2.5km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Antigo Edifício Banco de São Paulo – SELJ (Praça Antonio Prado) | Dia 19 às 10h30

Mulheres que fizeram história na construção da cidade de São Paulo | Inscrições pelo e-mail contato@roteirospaulistanos.com.br. Até 18/08 | Distância 1.5km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Museu do Anchieta (Praça Pateo do Collegio, 2) | Dia 19 às 9h30

No Caminho do Lavapés tem… (Coletivo Cultura Cambuci) | Inscrições pelo e-mail moracimariano@hotmail.com. Até 18/08 | Distância 900m (a pé) | 50 pessoas | Ponto de Encontro Escola SENAI Carlos Pasquale (Rua Muniz de Souza, 3) | Dia 19 às 11h45

Na trilha dos campeões paulistas de Futebol de 1902, por Charles Miller | Inscrições no local | Distância 500m (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Praça Roosevelt (escadaria próxima à esquina da Rua Nestor Pestana) | Dia 19 às 9h, 11h e 12h30

O Bairro da Luz – uma Vitrine da História de São Paulo (Instituto Bixiga) | Inscrições no local, 30 minutos antes do início do percurso | Distância 1.5km (a pé) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Museu de Arte Sacra de São Paulo (Avenida Tiradentes, 676) | Dia 19 às 9h

O que fazer com o Bandeirante? | Inscrições pelo e-mail saopaulosafari@gmail.com. Até 18/08 | Distância 200m (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Monumento às Bandeiras | Dia 19 às 10h

Oscar, no centro. No centro, Oscar. | Inscrições pelo e-mail andre-gsilva@hotmail.com. Até 18/08 | Distância 3km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de encontro Edifício Triângulo (R. José Bonifácio, 24) | Dia 19 às 10h

Outras faces da história: Conhecendo São Paulo a partir da trajetória de mulheres negras | Inscrições pelo e-mail angana.nucleodepesquisa@gmail.com – Angana (Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros). Até 17/08. | Distância 1,5km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de encontro Metrô Liberdade (saída da Praça da Liberdade, 133) | Dia 19 às 9h

Outras Histórias da Arquitetura Paulistana: nacionais e estrangeiros na construção da cidade | Inscrições por meio de formulário on line – disponível no site da Jornada do Patrimônio 2017. Até 18/08 | Distância 3km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Mercado Municipal (Rua da Cantareira) | Dia 19 às 10h

Passeio pela Penha – entre velas e serpentinas (Sampa Pé!) | Inscrições

Online https://www.facebook.com/events/334637270292806. Até 18/08 | Distância 4.5km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Catraca da Estação Penha do Metrô | Dia 19 às 15h

Passeio a pé pelo Ipiranga – O Museu e seu entorno | Inscrições por por Whatsapp (11 99945-3643). Até horário do evento | Distância 3km (a pé) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Rua Bom Pastor, 822 (em frente ao SESC Ipiranga) | Dia 19 às 10h

Passeios de Arquitetura – IAB/SP | Inscrições no local, 30 minutos antes do início do percurso | Distância 2km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Sede do IAB/SP (Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento São Paulo – R. Bento Freitas, 306 – Vila Buarque) | Dia 19 às 10h e às 14h

Pátio do Colégio: Resistências Sagradas (SP Safari) | Inscrições pelo e-mail joao.kuhn@usp.br Até 18/08 | Distância 100m (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Pátio do Colégio (em frente) | Dia 19 às 14h

Roteiro Naše malo misto (nosso pequeno lugar) – Museu da Imigração | Inscrições pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br ou até o horário do evento, no local | Distância 2,5km | 30 pessoas | Ponto de Encontro Estação Belém do Metrô | Dia 19 às 14h

Territórios negros do centro de São Paulo | Inscrições no local, 30 minutos antes do início do percurso | Distância 950m (a pé) | 35 pessoas | Ponto de Encontro Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (Rua do Carmo, 202) | Dia 19 às 15h

Visita guiada à Necrópole de São Paulo | Inscrições por meio de formulário on line – disponível no site da Jornada do Patrimônio 2017. Até 18/08 | Distância 500m (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Portão Principal (Rua Cardeal Arcoverde, 1250) | Dia 19 às 10h

DOMINGO | 20 de Agosto

Arqueologia no metrô | Inscrições pelo e-mail angelica@alascaconsultoria.com.br. Até 19/08 | Distância 150m (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Estação São Bento do Metrô (entrada da Rua São Bento) | Dia 20 às 10h

Barra Funda um bairro festeiro! | Inscrições pelo e-mail giroinsampa@gmail.com. Até 18/08 | Distância 2km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Saída do metrô Marechal Deodoro (em frente à Praça Marechal Deodoro) | Dia 20 às 14h30

Caça aos Monumentos – Desvendando o Patrimônio escondido no Parque Buenos Aires | Inscrições por meio de formulário on line – disponível no site da Jornada do Patrimônio 2017. Até 18/08 | Público Alvo: jovens de 10 a 15 anos | Distância 3km (a pé) | 35 pessoas | Ponto de Encontro Monumento “Homenagem ao Tango”, acesso pela Rua Alagoas (interior do Parque Buenos Aires) | Dia 20 às 10h30

Caçando histórias e pokemón – um roteiro pelo Parque da Água Branca | Inscrições pelo e-mail aline@estefam.com. Até 19/08 | Distância 1.5km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Portal de Entrada do Parque da Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo, 455) | Dia 20 às 10h

Café e Cafeterias: São Paulo e a Sociedade Paulistana no auge do Período Cafeeiro / Caminhos do Triângulo | Inscrições pelo e-mail roteiroscaminhosdotriangulo@gmail.com. Até 18/08 | Distância 2km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro em frente ao Centro Cultural do Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112) | Dia 20 às 10h

Curiosidades e personagens do Futebol paulistano no Centro de Sampa, por Charles Miller | Inscrições pelo e-mail giroinsampa@gmail.com. Até 18/08 | Distância 2km (a pé) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Viaduto do Chá (em frente ao prédio da Prefeitura Municipal) | Dia 20 das 10h30

Fotografia de Rua: O Minhocão | Inscrições pelo e-mail leogleicher@gmail.com. Até 18/08 | Distância 5.5km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Estação Santa Cecília do Metrô | Dia 20 às 9h

Geoturismo Urbano: a Geologia Eclesiástica nas igrejas do Triângulo Histórico Paulistano | Inscrições por Whatsapp (11 98066-4983). Até horário do evento. | Distância 2km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Mosteiro São Bento (Largo de São Bento, s/n) | Dia 20/08 às 9h30

História viva no Cemitério São Paulo: Memória e Preservação | Inscrições pelo e-mail glauciagarcia.gc@gmail.com. Até 18/08 | Distância 3km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Capela do Cemitério em frente a entrada principal (Rua Cardeal Arcoverde, 1250 – Pinheiros) | Dia 20 às 10h

Largo do Paissandu, onde o circo se encontra | Inscrições no local, 30 minutos antes do início do percurso | Distância 600m (a pé) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Centro de Memória do Circo (Galeria Olido – Av. São João, 473, sobreloja) | Dia 20 às 11h

No compasso da maçonaria | Inscrições pelo e-mail giroinsampa@gmail.com. Até 18/08 | Distância 2km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Praça do Patriarca (em frente ao monumento do Patriarca da Independência) | Dia 20 às 10h

Ó: Caminho, Estrada, Avenida | Inscrições no local, 30 minutos antes do início do percurso | Distância 5km (a pé) | 50 pessoas | Ponto de Encontro Rua Guaicurus, 27 (em frente à União Fraterna) | Dia 20 às 10h

Origens de Cidade Tiradentes | Inscrições no local, 30 minutos antes do início do percurso | Distância 2km (ônibus) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Casa da Fazenda / Casa de Cultura Hip hop (Avenida Sarah Kubitscheck, 165) | Dia 20 às 15h

Pacaembu de todas as Memórias (Museu do Futebol) | Inscrições pelo e-mail eventos1@museudofutebol.org.br. Até 18/08 | Distância 1km (a pé) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu) | Dia 20 às 11h

Rios e córregos na construção da cidade de São Paulo | Inscrições pelo e-mail contato@roteirospaulistanos.com.br. Até 18/08 | Distância 1.5km (a pé) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Shopping Light (Rua Xavier de Toledo, 23) | Dia 20 às 13h

Roteiro Arqueológico no Centro da Cidade | Inscrições pelo e-mail paulabarbosa@prefeitura.sp.gov.br. Até 18/08 | Distância aprox. 1km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Praça das Artes (Av. São João, 281 – Centro) | Dia 20 às 10h

São João, a avenida que nunca dorme | Inscrições por Whatsapp (11 99837-4063). Até 18/08 | Distância 2.2km (a pé) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Praça Antonio Prado (Início da Avenida São João) | Dia 20 às 10h30

Selim Cultural pelo Patrimônio Industrial | Inscrições por meio de formulário online – disponível no site da Jornada do Patrimônio 2017. Até 18/08 | Distância 10km (bicicleta) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Estação da Luz CPTM – de frente para a Pinacoteca (ao lado do Museu da Língua Portuguesa) | Dia 20 às 14h30

Trilhando o Jardim da Luz: memórias de um patrimônio ambiental urbano | Inscrições no local, 30 minutos antes do início do percurso | Distância 1km (a pé) | 40 pessoas | Ponto de Encontro em frente a Casa de Chá no Jardim da Luz | Dia 20 às 10h

Uma pedalada arquitetônica pela história da Paulista | Inscrições pelo e-mail preserva.lpp@gmail.com. Até 18/08 | Distância 4km (bicicleta) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Universidade Anhembi Morumbi (Av. Paulista, 2000) | Dia 20 às 10h e às 14h

OFICINAS

19 e 20 de Agosto de 2017 | Sábado e Domingo

Arquivo Histórico de São Paulo – Pça Coronel Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro

19 | Patrimônio também é conteúdo | João Menoni | 10h | Livre | Gratuito | 80 lugares | Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 90 minutos

19 | Como pesquisar em arquivos | Karla Maestrini | 14h | Livre | Gratuito | 80 lugares | Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 90 minutos

19 | Introdução à conservação preventiva em acervos históricos | Fabiana Ferreira Rocha | 16h | Livre | Gratuito | 80 lugares | Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 90 minutos

Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Sé

19 | Cidade, patrimônio e educação como eixos norteadores de ações pedagógicas | Programa Educativo CAIXA Gente Arteira – Ms. Sidiney Peterson | 14h30 | Livre | Gratuito | 40 lugares | Inscrições individuais pelo e-mail supervisao.sp@gentearteira.com ou por telefone (11) 3321-4400 | 240 minutos

19 | Desconstruindo a cidade | Programa Educativo CAIXA Gente Arteira – Diana Tubenchlak | 14h30 | Livre | Gratuito | 20 lugares | Inscrições individuais pelo telefone: 11 3321-4400 | 120 minutos

Casa da Imagem do Museu da Cidade de São Paulo – R. Roberto Simonsen, 136 B – Centro

20 | Pinhole Digital | Marcia Lima | 14h | Livre | Gratuito | 12 lugares | Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 90 minutos | Levar pen drive

Casa de Vidro – R. General Almério de Moura, 200, Jardim Tramontano – Morumbi

19 e 20 | Casa de vidro: intervenções visuais | Programa Educativo do Instituto Bardi – Casa de Vidro | 10h30 | Livre | Gratuito | 20 lugares| Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 90 minutos

Centro Cultural São Paulo – CCSP (laboratório fotográfico) – R. Vergueiro, 1000 – Paraíso

19 | Oficina de pinhole – Um novo olhar sobre o patrimônio de SP | Emerson de Souza | 15h | Livre | Gratuito | 15 lugares | Inscrições pelo e-mail emerson_souzaa@hotmail.com até 18/08 | 120 minutos

Centro Cultural Olido – Av. São João, 473 – Centro

19 | São Paulo Postal – oficina de cartões postais no Largo do Paissandu | Leila Santiago e Karen Doho | 13h | no antigo Ponto de Leitura | Livre | Gratuito | 12 lugares | Inscrições pelo e-mail saopaulopostal@gmail.com até 18/08 | 240 minutos

19 e 20 | Cidade Metafórica – Construindo Histórias | Eneida de Almeida | 10h | na Sala Café | Livre | Gratuito | 20 lugares | Inscrições pelo e-mail eneida.almeida@gmail.com até 18/08 | 150 minutos

Chácara Lane – R. da Consolação, 1024 – Consolação

20 | Redesenhando patrimônios da cidade | Carla V. Pequini e Angélica A. Moreira da Silva | 14h | Livre | Gratuito | 40 lugares | Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 60 minutos

Mobilab – R. Boa Vista, 136 (mezanino) – Centro

19 | Visualizando mapas históricos na cidade atual | Bernardo Loureiro | 15h | Livre | Gratuito | 10 lugares | Inscrições pelo link www.eventbrite.com.br/e/oficina-visualizando-mapas-historicos-na-cidade-atual-tickets-36716167044 até 18/08 | 180 minutos

Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n – Pq. Ibirapuera

19 e 20 | Museu: um lugar de memórias – oficina de xilogravura | educativo do Museu Afro Brasil | sábado às 11h, domingo às 14h | Livre | Gratuito | 20 lugares | Inscrições pelo e-mail eventos@museuafrobrasil.org.br, telefone (11) 3320-8900 ou no local no momento da atividade | 180 minutos

Museu Casa Guilherme de Almeida – R. Macapá, 187 – Sumaré

19 | Cosmópolis: a cidade pelas palavras de Guilherme de Almeida | Sidnei Bruno | 10h30 | Livre | Gratuito | 12 lugares | Inscrições pelo site http://bit.ly/2vbIII9 | 90 minutos

Museu de Arte Sacra – Av. Tiradentes, 676 – Luz

19 e 20 | Construindo a cidade – da pinhole ao digital | ação educativa do Museu de Arte Sacra e Labô Fotografia | 10h | Livre | Gratuito | 15 lugares | Inscrições http://bit.ly/2uCq6Qj | 480 minutos

20 | Recriando São Paulo | Roberta Mendes de Sá | 14h | Livre | Gratuito | 20 lugares | Inscrições pelo e-mail roberta.msa@hotmail.com até 18/08 | 180 minutos

Museu Ema Klabin – R. Portugal, 43 – Jardim Europa

20 | A vida dos objetos | Educativo da Casa Museu Ema Klabin (coordenação Cristiane Alves) | 14h30 | Livre | Gratuito | 25 lugares | Inscrições no site www.emaklabin.org.br

Praça Dom José Gaspar – R. Dr. Bráulio Gomes – República

19 | Limpeza e revitalização de monumentos | Kärcher | 8h | Livre | Gratuito | 50 lugares | Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 120 minutos

Praça e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França – largo do Rosário, 4 – Penha de Franca

20 | Oficina de taipa de mão | Taís Freitas de Souza e Sandra Maria Marciano | 9h | Livre | Gratuito | 20 lugares | Inscrições pelo e-mail institutomemoriasdobrasil@gmail.com até 17/08 | 120 minutos

Theatro Municipal de São Paulo – Pça. Ramos de Azevedo, s/n – República

19 | Os Desafios da Limpeza de Superfícies de Edificações Históricas: o caso do Theatro Municipal | Juca Pires | 9h e 10h | Livre | Gratuito | 15 lugares | Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 45 minutos

Vila Itororó – R. Pedroso, 238 – Bela Vista

19 | Bixiga Meu Habitado | Ilana Bessler | 10h | Livre | Gratuito | 20 lugares | Inscrição pelo e-mail bixigameu@gmail.com | 180 minutos

19 | Conservação de madeiras – Técnicas de Conservação e Manutenção Baratas e Viáveis | Clark dos Santos Alves | 11h | Livre | Gratuito | 20 lugares | Sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada | 90 min

19 | Mandala de referências culturais: o que é um bem cultural para você? | Repep – GT Bixiga | 16h | Livre | Gratuito | 30 lugares | Inscrições no local, a partir das 14h | 60 minutos

FOTOJORNADA DO PATRIMÔNIO 2017 – Construindo Histórias

FotoJornada do Patrimônio 2017 | André Douek | Livre | Gratuito | 180 minutos | 500 pessoas

19 | 09h | Comprar e Vender | Ponto de encontro: Mercado Municipal – R. Cantareira, 306 – Centro

19 | 14h | Estudar e Trabalhar | Ponto de encontro: Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – Consolação

20 | 09h | Lembrar e Se Divertir | Ponto de encontro: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

20 | 14h | Morar e Circular | Ponto de encontro: Minhocão – Elevado Presidente João Goulart

Inscrições até 18/08: http://migre.me/wDKrZ |

Informações no site www.fotojornada.com.br ou pelo telefone (11) 99113-5311

PALESTRAS

19 e 20 de Agosto de 2017 | Sábado e Domingo

Biblioteca Anne Frank – R. Cojuba, 45 – Itaim Bibi

19 | A saga da Casa Bandeirista do Itaim Bibi | Helcias Bernardo de Pádua | 11h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 20 pessoas

Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – Consolação

19 | Antigo e novo nas intervenções de caráter monumental | Patricia Viceconti Nahas | 11h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 100 pessoas

Biblioteca Raul Bopp – R. Muniz de Sousa, 1155 – Liberdade

19 | Para Amar é preciso conhecer – Patrimônio cultural dos bairros Aclimação e Cambuci | Dalva Soares Bolognini | 11h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 30 pessoas

Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Paraíso

19 | Avenida Paulista: de 60 casarões à 60 edifícios contruindo histórias | Luciana Rossi Cotrim | 15h | Livre | Gratuito | Inscrições: http://www.subscribepage.com/palestraavenidapaulista | 45 pessoas

19 | O caminho das redes sanitárias na cidade e as origens do banheiro nas moradias paulistanas | Clarissa de Almeida Paulillo | 17h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 45 pessoas

Casa de Dona Yayá – R. Maj. Diogo, 353 – Bela Vista

20 | Por que “patrimônio cultural” e não “patrimônio histórico”? Dos monumentos às referências culturais | Gabriel Fernandes | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 30 pessoas

Casa de Vidro – R. General Almerio de Moura, 200, Jd. Tramontano – Morumbi

19 | Casa de Vidro: conservação em foco | Renato Anelli | 10h | Livre | Gratuito | Inscrições pelo e-mail: institutobardi@institutobardi.com.br | 35 pessoas

Casa do Bandeirante – Pça Monteiro Lobato, s/n – Butantã

19 | O Patrimônio a contrapelo: uma breve história dos monumentos à Cultura na cidade de São Paulo | Prof. Dr. Lindener Pareto Jr. e Prof. Dr. Fábio Morales | 15h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 30 pessoas

Casa Ranzini – R. Santa Luzia, 31 – Sé

19 | Música Colonial Brasileira | Alfredo Zaine | 9h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

19 | Igrejas Barrocas do Brasil | Percival Tirapeli | 11h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

19 | Teatro Barroco em Minas Gerais | Prof. Dr. Wagner Cintra | 12h45 | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

19 | O mobiliário brasileiro na arte cristã de tradição barroca | Silveli Maria de Toledo Russo | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

20 | A majestade dos altares coloniais brasileiros e seus reflexos no universo paulista | Mozart Alberto Bonazzi da Costa | 10h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

20 | Remanescentes Coloniais e Imperiais na Periferia de São Paulo | Rafael Schunk | 11h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

20 | Esculturas Religiosas nas Igrejas Coloniais | Maria José Spiteri Tavolaro Passos | 12h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

20 | Panorama da Pintura Colonial em São Paulo | Danielle Manoel dos Santos Pereira | 13h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

Centro de Cultura Afrobrasileira Ase Yle dos Hozoouane – R. Condé de Fontalva, 100 – Jardim Novo Parelheiros

19 | Conhecendo o Candomblé | Luiz Antonio Katulemburange Amorim | 10h | Livre | Gratuito | Inscrições pelo e-mail aseyledohozoouane@gmail.com ou (11) 975513585 / 5920-8696. Até o momento da atividade | 40 pessoas

Centro de Memória do Circo – Galeria Olido – Av. São João, 473 – Centro

19 | Largo do Paissandu, onde o circo se encontra | Verônica Tamaoki e equipe do Centro de Memória do Circo | 11h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 40 pessoas

Centro Histórico e Cultural Mackenzie – Prédio 1 – R. Maria Antônia, 307 – Higienópolis

19 | Projetos Urbanos e Patrimônio Histórico: Fábrica de Restauro | Nadia Somekh e Maria Cristina da Silva Schicchi. Moderadora: Angélica A. T. Benatti Alvim. Debatedora: Eunice Helena S. Abascal | 10h30 | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 50 pessoas

Condomínio Edifício Parque das Hortências – Av. Angélica, 1106 – Higienópolis

19 | Palestra Vídeo Exposição Artacho Jurado – Arquitetura Moderna | Patrícia Piza Fontes | 13h30 | Livre | Gratuito | Inscrições pelo site https://hortensiasdigital.wixsite.com/jornadadopatrimonio | 50 pessoas

Drosophyla – R. Nestor Pestana, 163 – Consolação

20 | A restauração do mosaico do Teatro Cultura Artística (2010-2011) | Raquel Schenkman e Isabel Ruas Pereira Coelho | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

Fonte Monumental – Praça Júlio de Mesquita, 70 – Santa Ifigênia

19 | Ocupação do Patrimônio | Victor Marques | 16h | Livre | Gratuito | Inscrições pelo e-mail victormarques97@hotmail.com. Até 18/08| 20 pessoas

FUNARTE – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos

19 | Uma cavalariça no coração de Santa Cecília: Os Galpões do Complexo Cultural Funarte SP | Maria Ester Moreira e Sharine Melo | 16h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 140 pessoas

FUNDAÇÃO EMA KLABIN – R. Portugal, 43 – Jardim Europa

19 | Resgates – exibição de documentário + roda de conversa | Documentário – Denise Szabo – Elsa Villon – Felipe Ferreira | 11h | Livre | Gratuito | inscrição pelo site www.emaklabin.org.br | 32 pessoas

IABsp – R. Bento Freitas 306, República

19 | Inovações na gestão do patrimônio cultural de São Paulo | Nadia Somekh | 10h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 130 pessoas

19 | Preservação da Arquitetura Moderna | Sabrina Fontenele e Silvio Oksman | 11h30 | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 130 pessoas

19 | Aplicação do instrumento Transferência do Direito de Construir na conservação de imóveis tombados | Penha Pacca e Flavia Peretto | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 130 pessoas

19 | Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem. Avanços e desafios de sua implementação. | Danielle Dias de Santana e representantes do TICP da Paulista, de Perus e de Pinheiros. Mediação: Rossella Rossetto | 15h30 | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 130 pessoas

Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco – Largo São Francisco, 173 – Sé

19 | As ordens religiosas e suas festividades: as rotas processionais na Cidade de São Paulo | Rosangela Aparecida da Conceição | 10h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 30 pessoas

Igreja Matriz da Freguesia do Ó – Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, s/n

19 | Igreja Matriz da Freguesia do Ó – Restauração em Processo das Pinturas Murais | Silvana Borges | 16h | Livre | Gratuito | Inscrições e informações pelo e-mail jornadapinturamural@gmail.com até 18/08 | 40 pessoas

Instituto Butantan (auditório do Museu Biológico) – Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã

19 | A arquitetura do Instituto Butantan | Maria Lucia Bressan Pinheiro | 9h30 | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 100 pessoas

Instituto Italiano de Cultura (salão) – Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis

19 | Agricultura, olarias e tijolos: a presença Italiana no Vale do Paraíba | Raphael Amaral | 12h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 60 pessoas

IPHAN – Av. Angélica, 626 – Santa Cecília

19 | Vila Penteado: construção de uma história | Daniela Costa Dornfeld Saldanha | 11h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

19 | Normatização de áreas tombadas: O caso do sítio histórico da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil/MS | Vinicius Martins de Oliveira | 13h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

19 | A natureza como patrimônio cultural: análise dos processos de reconhecimento pelo IPHAN | Danilo Celso Pereira | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 25 pessoas

MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera

19 | Obras de Mary Vieira no espaço público: a homenagem a Pedro de Toledo no Ibirapuera | Pedro Augusto Vieira Santos | 11h30 | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 60 pessoas

19 | A Arte Religiosa de Cândido Portinari | Thaís Thomaz Bovo | 10h| Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 60 pessoas

Memorial da Luta pela Justiça – Av. Brigadeiro Luis Antônio, 1249 – Bela Vista

19 | O roteiro da memória na cidade de São Paulo | Maurice Politi | 11h | Livre | Gratuito | inscrições pelo e-mail contato@nucleomemoria.org até 16/08 | 60 pessoas

Apropuc (auditório) – R. Bartira, 407 – Perdizes

19 | Museu da Cultura PUC-SP: Novos Olhares de velhas lembranças | Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus | 10h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 50 pessoas

Museu da Imigração (auditório) – R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca

19 | O espírito do lugar da Mooca | Elizabeth Florido | 10h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 100 pessoas

Museu Lasar Segall – Rua Berta, 111 – Vila Mariana

19 | Mina Klabin e o paisagismo moderno | Ana Carolina Carmona e Bianca Carboni | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 90 pessoas

20 | Palestra Som dos Sinos – Tecnologia e novas mídias para promoção do patrimônio imaterial – seguida da exibição do documentário de longa metragem do projeto transmídia | Marcia Mansur e Marina Thomé | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 90 pessoas

Museu Memória do Jaçanã – Av. Benjamim Pereira, 1021 – Jaçanã

19 | Museus Comunitários: construindo histórias. História, disputa pela memória e desafios | Odair da Cruz Paiva | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 50 pessoas

Museu Vicente de Azevedo – R. Dom Luís Lasanha, 300 – Ipiranga

19 | José Vicente de Azevedo e a história dos 12 Tabernáculos do Alto do Ipiranga | Ana Silvia Bloise | 14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 50 pessoas

Paróquia Matriz Nossa Senhora da Conceição (Santa Ifigênia) – R. Santa Ifigênia, 30 – Santa Ifigênia

19 | Benedito Calixto e a Igreja de Santa Ifigênia | Karin Philippov | 10h | Livre | Gratuito | Inscrições pelo email philippov@uol.com.br | 30 pessoas

Parque da Luz – R. Ribeiro de Lima, s/n – Bom Retiro

19 | Dos Campos de Piratininga à metrópole. Descobrindo histórias da cidade em meio ao Jardim da Luz | Virgínia Talaveira Valentini Tristão | 10h | Livre | Gratuito | Inscrições no local, com 15 minutos de antecedência do início da atividade. Ponto de encontro: em frente a Casa de Chá do Jardim da Luz | 40 pessoas

Pinacoteca (auditório) – Pça da Luz, 2 – Luz

19 | A Obra de Almeida Júnior: Aspectos da Propriedade Rural Paulista e Sistemas Vernaculares de Medição | Bruno Brito | 16h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 130 pessoas

Praça Luisa Mahin – Pça Luiza Mahin – Jardim Maristela

19 | Praça Luisa Mahin – Uma História a Ser Recuperada | André Cintra Silva | 10h30 | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | 40 pessoas

Palacete Vila Aurora – The Hostel Vila Mariana – R. Domingos de Morais, 775 – Vila Mariana

19 | Orientalismo na Arquitetura Residencial de São Paulo – patrimônios remanescentes | Renato Brancaglione Cristofi | 9h30 | Livre | Gratuito | Inscrições no local, no momento da atividade | 21 pessoas

Theatro Municipal de São Paulo – Pça Ramos de Azevedo, s/n – República

20 | Theatro Municipal: Patrimônio e Arte | Cleber Papa e convidados | 10h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 200 pessoas

Vila Itororó – R. Pedroso, 238 – Bela Vista

19 | Debate “Construção Coletiva do Patrimônio Cultural: Práticas e Instrumentos” | Mesa: Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP) – GT Bixiga; Benjamim Saviani e Mariana Victor (Instituto Pedra) | Mediadora: Vivian Barbour |14h | Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição | Entrada por ordem de chegada | 100 pessoas

LANÇAMENTOS DE LIVROS

19 e 20 de Agosto de 2017 | Sábado e Domingo

Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – Consolação

20 | Passeando pelas Ruas: Reflexões sobre o patrimônio paulistano | Philippe Arthur dos Reis | 11h | Livre | Gratuito | 100 pessoas

20 | InSPiração | Felipe Pereira Alexandrino dos Santos | 15h | Livre | Gratuito | 100 pessoas

20 | Territórios de Ururay | Grupo Ururay | 15h | Livre | Gratuito | 100 pessoas

Drosophyla – R. Nestor Pestana, 163 – Centro

20 I Mosaicos na Arquitetura dos anos 50: quatro artistas modernos em São Paulo | Isabel Ruas Pereira Coelho I 13h I Livre I Gratuito I 25 pessoas

Edifício Parque das Hortências – Av. Angélica 1106 – Higienópolis

19 | Bibliografia João Artacho Jurado | Léa Corrêa Pinto | 13h50 | Livre | Gratuito | Inscrições pelo site https://hortensiasdigital.wixsite.com/jornadadopatrimonio | 50 pessoas

Solar da Marquesa – R. Roberto Símonsen, 136 – Centro

20 | Vamos falar da Avenida São João? | Thais Matarazzo | 9h | Livre | Gratuito | 40 pessoas

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS “CONSTRUINDO HISTÓRIAS”

Livre | Gratuito | Sem necessidade de inscrição

•Exposição Construindo Histórias – DPH e Museu da Cidade de São Paulo

Com fotos do acervo da Casa da Imagem

19 e 20 | Estudar em São Paulo | Casa de Cultura (Casarão da Vila Guilherme) – Praça Oscar da Silva, 110 | das 9h às 20h |

19 e 20 | Trabalhar em São Paulo | Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino | das 8h às 22h

19 e 20 | Morar em São Paulo | Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200, República (em frente ao Café Floresta) | disponível durante todo o evento

19 e 20 | Comprar e Vender em São Paulo | Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça (Antigo Mercado Municipal de Santo Amaro) – Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 | Sáb. das 9h às 18h | Dom. das 12h às 20h

19 e 20 | Circular em São Paulo | Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura) – av. Paulista, 37 | Sáb. das 10h às 22h | Dom. das 10h às 18h

19 e 20 | Lembrar em São Paulo | Museu da Imigração | R. Visconde de Parnaíba, 1316. Mooca | Sáb. das 9h às 18h | Dom. das 10h às 18h

19 e 20 | Passear em São Paulo | União Fraterna – R. Guaicurus, 1, Água Branca | Sáb. das 17h às 00h | Dom. das 10h às 17h

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Diversos Locais | Dias 19 e 20 | Grátis

19 e 20 | Theatro Municipal: a desconstrução do figurino| Exposição | SP Escola de Teatro (sala de exposições) – Av. Rangel Pestana, 2401 – Brás | sábado 13h30 às 18h30 e domingo 13h30 às 17h | Livre

19 e 20 | Exposição Histórias de Quem Aqui Vive + Sarau dos Artistas | Artes Cênicas | Palacete dos Artistas – Av. São João, 605 – 1º Andar – Centro | 14h | Livre

19 | Sampando | Passeio musical | Casa das Rosas – Av. Paulista, 37 – Paraíso | 15h | Livre

19 | A Rua É Clássica | Intervenção artística | Viaduto do Chá – Centro | 10h | Livre

19 | Apresentação de Taiko, dança folclórica japonesa e música Enka | Música e Dança | Museu da Imigração – R. Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca | 16h | Livre

19 | Os Opalas, Farufyno e O Baile do Simonal| Música | União Fraterna – R. Guaicurus, 1 – Água Branca | 18h, 19h30 e 22h | Livre

19 | Cabaré dos Artistas | Artes Cênicas | Galeria Olido, Sala Paissandu – Av. São João, 473 – Centro | 20h | Livre

19 | Duo Instrumental: Ricardo Farão (violão) e Pablo Cobello (flauta) | Música | Casa de Cultura Manoel Cardoso (Antigo Mercado Municipal de Santo Amaro) – Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro | 14h | Livre

19 | Concerto Hip Hop | Música | Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República | 20h | Livre

19 | Folias Galileu | Artes Cênicas | Casa de Cultura Vila Guilherme (Casarão) – Pça. Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme | 20h | Livre

19 | Intervenções Musicais | Música | SP Escola de Teatro (sala de exposições) – Av. Rangel Pestana, 2401 – Brás | 15h, 16h, 17h | Livre

20 | Asas Para Voar | Dança | Museu da Casa Brasileira – Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano | 15h | Livre

20 | Festa Pies Descalzos | Festa | Cinemateca – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino | 18h | Livre

20 | Confraria da Jornada – O Grande Encontro: Grupo Os Fofos Encenam + La Mínima | Artes Cênicas e Circo | Copan – Av. Ipiranga, 200 – Centro | 11h | Livre

20 | Quinteto de Cordas da Cidade de São Paulo| Música | Museu Judaico – R. Martinho Prado, 128 – Bela Vista | 14h | Livre

20 | Concerto de órgão | Música | Catedral Evangélica de São Paulo – R. Nestor Pestana, 136/152 – Consolação | 15h | Livre

20 | Concerto de Música Antiga| Música | Paróquia São Luis Gonzaga – Av. Paulista, 2.378 – Cerqueira César | 16h30 | Livre

PROGRAMAÇÃO SELO DE VALOR CULTURAL
TEATROS INDEPENDENTES
Grátis | Retirada de ingressos – uma hora antes do espetáculo
PARLAPATÕES
“Nada de Novo”
Este espetáculo acompanha a trajetória do grupo Parlapatões, hoje com 21 anos de existência. Entre os esquetes selecionados, destacamos: a Luta Dele Contra Ele Mesmo, a Aula de Fazer Rir e o Troglodita, além de outros quadros cômicos, no melhor estilo cabaré, com números circenses.
20 | Espaço Parlapatões – Praça Roosevelt, 158 – Consolação| Telefone: 3258.4449 | 16h

TEATRO VENTO FORTE
“As 4 chaves”
Uma aventura poética que assume características de uma brincadeira de rua envolvendo grandes figuras com cerca de 2,1 metros de altura e a realização de desejos e sentimentos.
19| Brg. Haroldo Veloso, 150 – Itaim Bibi| Telefone: (11) 3071-3890 | 16h

ESPAÇO TAPA
“Torniquete”
O Torniquete ” originalmente intitulado como “LA MORSA” por luigi Pirandello foi escrita em 1892 a partir de um de seus contos chamado “O Medo”, no original “PAURA”, onde o tema abordado é um triângulo amoroso passado em um lugar ermo na Itália, a atmosfera é inimista e narrativa feita no detalhe. O enredo é simples e o desenrolar da trama complexo.
19 e 20| Rua Lopes Chaves, 80 – Barra Funda | Telelefone: 3662 1488| Dia 19, às 19h e 21h. Dia 20, às 18h e 20h | 20 lugares por sessão

TEATRO ÀGORA
“O Horácio”
Roma está em guerra contra Alba. Ao mesmo tempo Roma e Alba estão sendo ameaçadas pelos Etruscos. Para não enfraquecer os exércitos contra o inimigo comum, os chefes decidem que apenas um guerreiro lutará por Roma contra um outro que lutará por Alba. A sorte elegeu então um Horácio para lutar por Roma e um Curiácio para lutar por Alba.
20| Rua Rui Barbosa, 664 e 672 – Bela Vista | Telefone: 3284-0290 / 3141-2772| 17h

TEATRO DO CENTRO DA TERRA
“O ilha do tesouro”
O Ilha do Tesouro é um espetáculo itinerante e participativo que integra adultos e crianças em jogos de aventura e teatro numa experiência real e emocionante. Logo de início as duplas separam-se, cada um com sua missão: os adultos tornam-se terríveis piratas e as crianças vão enfentá-los em busca de um tesouro.
19| Rua Piracuama, 19 – Sumaré |Telefone: 3675-1595 | 15h

ESPAÇO SOBREVENTO
“Bailarina”
Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar.
19 e 20| Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Brás| 15h

AS MENINAS DO CONTO
“Pedro Palerma e Outras Histórias”
O Sapateiro e os Duendes (Irmãos Grimm), Mãe D´água e O Macaco perdeu a banana (Luís da Câmara Cascudo), As Fadas (Charles Perrault) e Pedro Palerma (Hans Christian Andersen), são os contos que fazem parte da peça. No espetáculo “Pedro Palerma e Outras Histórias”, a companhia privilegia a arte dos contadores de histórias. As atrizes se revezam entre a narração e os personagens, que cada conto apresenta, utilizando adereços e figurinos
19 e 20| Rua Tonelero, 912 – Lapa – | Telefones: 38684598 e 38039113 | 15h

TEATRO E BAR CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS
“Whisky e Hambúrguer”
“Whisky e Hambúrguer” trata do que resta depois do fim de um relacionamento. O luto sentimental e o processo de desapego. Fala de um lugar que todos nós vivenciaremos, cedo ou tarde. Não há como impedir que as coisas não saiam do lugar.
19 e 20| Rua Frei Caneca, 384 – Consolação | Telefone: 2371-5743 | Dia 19, às 20h| Dia 20, às 19h

PROGRAMAÇÃO SESC SP NA JORNADA DO PATRIMÔNIO 2017
Diversos Locais | Dias 19 e 20 | Grátis

SÁBADO E DOMINGO | 19 e 20 de Agosto

Intervenções artísticas

Cartão Portal: Percursos do Imaginário | às 11h, 13h e 15h | Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 (jardim da piscina – 11º andar)

Pelas trilhas do Sesc 24 de Maio | às 12h, 14h e 16h | Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 (saída do térreo)

Visitas mediadas

Visitas patrimoniais-artísticas: A Fábrica da Lina | sábado, das 10h30 às 12h; e domingo, das 15h às 16h30 | Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 | Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência no balcão de atendimento das Oficinas de Criatividade

Memórias Pompeianas | sábado e domingo, das 14h30 às 18h | Sesc Pompeia (Biblioteca) – Rua Clélia, 93

Intervenção Artística – Arquitetura, Memória e Poesia | sábado e domingo, às 14h e 16h | Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 | Gratuito | Livre | Diversos espaços

SÁBADO | 19 de Agosto

Memórias em Trânsito

Arquiteturas que ensinam | Inscrições até dia 17/08, no Sesc Itaquera, ou no ponto de encontro (Largo do Rosário) até o início do percurso | Distância 28km (ônibus) | 28 pessoas (14 antecipado, 14 no dia do evento) | Ponto de Encontro Sesc Itaquera (Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000) e Largo do Rosário | Dia 19 às 10h

Avenida Paulista: Da Brigadeiro ao Trianon-Masp em Dez Passos e Uma História | Inscrições no Sesc São Caetano, a partir de 13/07 | Distância 1.2km (ônibus) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554) | Dia 19 às 9h30

Esse Castelo Será Meu!! | Inscrições no Sesc Santana, a partir de 01/08 | Distância 16km (ônibus) | 40 pessoas | Ponto de Encontro Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579) | Dia 19 às 10h30

A Casa Modernista | Inscrições no Sesc Vila Mariana, a partir de 01/08 | Distância 8km (a pé) | 20 pessoas | Ponto de Encontro Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141) | Dia 19 às 13h

São Paulo de hoje e de ontem no olhar de Militão Azevedo | Inscrições a partir de 01/08 até o dia 17/08 no Sesc Osasco | Distância 2.3km (a pé) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Portaria do Sesc Osasco (Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300) | Dia 19 às 8h30

Saracura: Um Quilombo no Centro de São Paulo | Inscrições no Sesc Consolação, a partir de 04/08 | Distância 4km (a pé) | 25 pessoas (15 antecipado, 10 no dia do evento) | Ponto de Encontro Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245) | Dia 19 às 9h30

Sítio Morrinhos – Centro de Arqueologia de São Paulo | Inscrições no Sesc Pinheiros, a partir de 01/08 | Distância 24km (ônibus) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Praça do Sesc Pinheiros | Dia 19 às 13h

DOMINGO | 20 de Agosto

Memórias em Trânsito

Hábitos e habitações: como moraram e como moram os paulistanos | Inscrições no Sesc Santana, a partir de 01/08 | Distância 20km (ônibus) | 25 pessoas | Ponto de Encontro Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579) | Dia 20 às 10h30

Museu da Casa Brasileira | Inscrições no Sesc Pinheiros, a partir de 01/08 | Distância 5.2km (ônibus) | 30 pessoas | Ponto de Encontro Praça do Sesc Pinheiros | Dia 20 às 9h30

Patrimônio Industrial de São Paulo | Inscrições no Sesc Ipiranga e Sesc Santo André, até 17/08 | Distância 55km (ônibus) | 20 pessoas (10 por unidade) | Ponto de Encontro Sesc Santo André e Sesc Ipiranga | Dia 20 às 7h30 no Sesc Santo André e às 8h no Sesc Ipiranga

Pinacoteca: uma Manobra Invertida | Inscrições no Sesc Bom Retiro, a partir de 20/07 | Distância 1.5km (a pé) | 30 pessoas (20 antecipado, 10 no dia do evento) | Ponto de Encontro Praça de convivência do Sesc Bom Retiro | Dia 20 às 13h

Roteiro Histórico da Zona Sul | Inscrições no Sesc Interlagos até 18/08 | Distância 45km (ônibus) | 40 pessoas | Ponto de encontro Sesc Interlagos (Av. Manuel Alves Soares, 1100) | Dia 20 às 8h30

São Paulo de Ramos de Azevedo | Inscrições no Sesc Carmo, a partir de 01/08 | Distância 6km (a pé) | 20 pessoas | Ponto de Encontro Sesc Carmo (Rua do Carmo, 147) | Dia 20 às 9h


Leia também


Sobre Luísa Alves

Gaúcha que ama São Paulo e mora a cerca de 4 anos na capital. É mãe da Aurora e trabalha, além da maternidade, com mídias sociais.