Imperdível! Garantir o direito de brincar das crianças é tema da videoconferência Diálogos do Brincar


Postado por: Luísa Alves - 9. ago 2017

children-2529290_1920


Você sabia que o brincar é um assunto tão importante que é um direito da criança previsto no artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança e no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente? Por isso, ‘O direito ao brincar’ será o tema de reflexão da próxima videoconferência ‘Diálogos do Brincar’, dia 24 de agosto, às 19h. O convidado para o bate-papo será Guilherme Perisse, advogado do programa Prioridade Absoluta e coordenador da Rede Temática de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do GIFE, que irá abordar a brincadeira como aspecto essencial do desenvolvimento da infância e também como meio de garantir outros direitos fundamentais.

Perisse também explicará as leis e normas que garantem o direito da criança ao brincar a partir da legislação brasileira, que as enxerga como prioridade absoluta da Nação. “Quando asseguramos o cumprimento de direitos, entre eles o brincar, o lazer e a convivência familiar, estamos garantindo às crianças condições essenciais ao seu pleno desenvolvimento”, ressalta.

A videoconferência será exibida ao vivo pelo site do Território do Brincar e terá tradução simultânea em libras.

Sobre o Diálogos do Brincar
A iniciativa ‘Diálogos do Brincar’ traz, a cada bimestre, discussões e reflexões sobre temas que tocam a infância, o brincar e a educação. Para saber mais e acompanhar a programação das videoconferências, siga o Território do Brincar no Facebook e no Instagram. A iniciativa é correalizada pelo programa Território do Brincar e Alana.

A fim de atender estas demandas, e desejando abranger diversas regiões brasileiras, o Território do Brincar, em parceria com o Instituto Alana, lança, em 2016, a iniciativa ‘Diálogos do Brincar’, uma série de 10 (dez) videoconferências, que buscam abrir diálogos com educadores, pais, estudantes, artistas, gestores, profissionais da saúde e demais interessados, sobre o brincar, a infância e a educação.

Entre fevereiro e novembro de 2016, especialistas serão convidados a falar sobre seus temas de estudo e aprofundar o debate sobre os assuntos despertados pelo filme e pelo material ‘Diálogo com Escolas’.

Cada videoconferência terá duração média de 50 minutos (19h – 19h50) e será transmitida ao vivo no site do Território do Brincar. Os espectadores poderão mandar perguntas em tempo real aos especialistas.

Diálogos do Brincar
Quando: 24 de agosto (5ª-feira), às 19h – horário de Brasília
Clique aqui para salvar o link e assistir no dia!

Sobre o Alana
O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.


Leia também


Sobre Luísa Alves

Gaúcha que ama São Paulo e mora a cerca de 4 anos na capital. É mãe da Aurora e trabalha, além da maternidade, com mídias sociais.