Show “Tchiribim Tchiribom” da cantora Fortuna anima as crianças no Pompeia


fortuna_pelo_mundo_sesc_pompeia


Um passeio pelas tradições musicais de povos e regiões ao redor do mundo, como China, Israel, África, Itália, México e Nova Zelândia. Em síntese, esta é a proposta do musical infantil “Tchiribim Tchiribom – Cantando pelo Mundo”, a mais nova parceria entre a cantora Fortuna e o compositor e produtor musical Hélio Ziskind, dois importantes nomes da atual música infantil brasileira.

E o público da capital paulista terá a oportunidade de ver ou rever o espetáculo – que tem direção de Roberto Lage – em curta temporada no Sesc Pompeia. As apresentações ocorrerão nos dias 17, 18 e 25 de fevereiro e 03, 04 e 11 de março, sempre aos sábados e domingos, às 12h, no Teatro da Unidade.

Viagem Musical – Como uma “cantadora de histórias”, Fortuna dá sequência ao seu tradicional trabalho de apresentar músicas do mundo, levando este universo de povos e culturas de forma divertida para o público infantil, apresentando-se acompanhada pelos cantores/bailarinos Denise Yamaoka, Duda Moreno, Elcio Bonazzi e Tamirys O’hanna.

Completam a formação no palco um grupo formado por cinco músicos, que dão vida às canções: Gabriel Levy (teclado e acordeom), Mario Aphonso III (sopros), Marcus Simom (bateria), Marquinho Mendonça ( guitarra e violão) e Ricardo Zohyo (baixo).

O espetáculo marca o lançamento do terceiro álbum infantil – homônimo – de Fortuna pelo Selo Sesc e transportará os espectadores para todos os cantos do planeta, numa divertida viagem musical, fazendo o público imaginar os lugares e as situações que as canções visitam.

Vale ressaltar que, além da descoberta das músicas, Fortuna e Hélio Ziskind incluíram no trabalho suas próprias memórias afetivas, com canções que costumavam ouvir quando também eram crianças.

“Desde a produção de Tic Tic Tati, Hélio Ziskind e eu planejávamos qual seria o próximo projeto. E pensando na vivência que possuo com a ‘música do mundo’, decidimos trazer isso também para o público infantil. Trata-se de um projeto pluralista, inclusivo, totalmente aberto e com muito conteúdo cultural”, explica Fortuna.

Outro ponto de destaque é o fato de as letras terem sido traduzidas ou adaptadas para deixar o significado mais próximo ao linguajar infantil. “Pegamos melodias de vários lugares do mundo e fizemos com que cada melodia ivesse uma história referente a esses lugares”, conclui Fortuna.

CD Tchiribim Tchiribom – Cantando Pelo Mundo – Terceiro álbum infantil de Fortuna – em mais uma parceria com Hélio ZIskind – lançado pelo Selo Sesc, o CD traz 18 faixas com músicas de outros povos e regiões ao redor do mundo, como China, Israel, África, Itália, México, Nova Zelândia, entre outros. Com letras divertidas e que ao mesmo tempo ensinam, o CD é quase como uma aula de geografia e história cantada, como na música “História do Macarrão”, que ressalta “Macarrão nasceu, macarrão nasceu na China. Mas na mão dos italianos, ele virou coisa fina”.

O álbum traz um instrumental leve e divertido, com canções que contagiam crianças pequenas e os que ainda têm alma de criança, invocando a imaginação e o humor. Utilizando as premissas da liberdade para criar e o amor à música, Fortuna e Hélio Ziskind fazem um convite: venham cantar as melodias do mundo!

Outra parceria decorrente do projeto foi com o grupo Grand Bazaar e suas canções ciganas e dos Balcãs. Por perceber a animação e a identificação do grupo com o tipo de melodia e repertório que já tocavam, o compositor os convidou para participar do CD, criando arranjos em conjunto e tocando em todas as faixas.

“Em muitas canções, nem sabíamos o que diziam as letras, mas as melodias eram especiais. Criei a sequência como se as canções fossem peças de um jogo, em que a Fortuna sairia do Brasil e viajaria para lugares de onde vieram as melodias. De avião, de navio, a pé e de burrico… Fiz um mapa, um roteiro de viagem. E, com as canções assim em sequência, fui pensando nas letras. Queríamos cantar todas em português”, conta Ziskind.

FICHA TÉCNICA
Concepção: Fortuna
Direção: Roberto Lage
Cantores/bailarinos: Denise Yamaoka, Duda Moreno, Elcio Bonazzi e Tamirys O’hanna
Músicos: Gabriel Levy (teclado e acordeom), Mario Aphonso III (sopros), Marcus Simom (bateria), Marquinho Mendonça ( guitarra e violão) e Ricardo Zohyo (baixo)

4 Datas Agendadas

Atividade sujeita a mudança de acordo com o organizador. Toda a programação é de responsabilidade da organização do evento.