Outubro é mês de aniversário do MASP! Shows e atividades para crianças e adultos


masp_comemora_70_anos_com_show_e_atividades_para_criancas_e_adultos


Em 2017, o Museu de Arte Assis Chateubriand comemora 70 anos de vida. Exatamente no dia 2 outubro de 1947, a cidade de São Paulo ganhava um espaço que provou ser um marco na disseminação da arte. Hoje com sete décadas de existência o prédio celebra essa trajetória com intensa programação cultural com shows, oficinas, visitas, palestra, seminário e filmes – tudo de graça.

Domingo, 1º de outubro
A comemoração começa desde 1º de outubro, domingo. Nesse dia o museu aproveita a Paulista Aberta para realizar shows em seu Vão Livre. A partir das 11h, se apresentam Juçara Marçal (Metá Metá), Paulinho Tó e o projeto Teto Preto, uma live eletro-orgânica liderada por Angela Carneosso. Nos intervalos dos shows acontecem oficinas gratuitas de jogos e brincadeiras, construção de estruturas modulares com madeira e tecido, práticas teatrais e experimentações sonoras com instrumentos não convencionais – além de customização de artigos em uma estação de serigrafia. Haverá ainda visitas especiais ao acervo do MASP para crianças e adultos.

Segunda, 02 de outubro
Em 2 de outubro, dia oficinal da inauguração do Museu, o MASP abre ao público em horário estendido. Será uma segunda, das 10h às 22h, com entrada franca. Será possível visitar as exposições “Miguel Rio Branco: nada levarei quando morrer”, “Tracey Moffatt: montagens”, “Guerrilla Girls: gráfica, 1985-2017”, “Pedro Correia de Araújo: erótica” e “Acervo em transformação”. A partir das 19h, serão abertas, excepcionalmente, as persianas das janelas do 2º andar, onde estão as obras do acervo do Museu. Esta será uma chance rara e histórica para que os visitantes vejam os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi em relação direta com a cidade, justapostos pelas vistas da avenida Paulista e da avenida Nove de Julho. A última vez que isso ocorreu foi em 10 de dezembro de 2015, na abertura da exposição “Acervo em transformação”, quando o Museu trouxe de volta os cavaletes de cristal ao espaço expositivo de seu acervo.

Até o fim do mês de outubro
Acontecem atividades como o programa Diálogos no acervo, que realiza visitas especiais; ciclo de palestras gratuitas sobre artistas mulheres no acervo do MASP, que aborda a trajetória e a obra da fotógrafa Cláudia Andujar, no dia 7 de outubro; o Dia das Crianças, com oficinas para o público infantil, no dia 12; a série OSESP MASP apresenta concerto com composições de Bach e Piazzola, entre outros, estabelecendo relações com a obra “Composição com fundo amarelo e vermelho” (1945), de Alexandre Calder, no dia 16; e o Clube de Leitura debate o livro “O Amigo Americano – Nelson Rockfeller e o Brasil, de Antonio Pedro Tota, no dia 18.

Nos dias 20 e 21 de outubro, o seminário Histórias afro-atlânticas traz curadores, especialistas e artistas nacionais e internacionais para debater tópicos que se relacionam à África, às Américas, ao Caribe e à Europa.

Finalizando as comemorações, o MASP recebe a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com exibições gratuitas no Vão Livre, de 23 a 28 de outubro, a partir das 19h30. Antes de cada filme, o MASP será homenageado com projeções que recontam a trajetória da Mostra no Museu. A história da Mostra é também parte da história do MASP, já que surgiu dentro do Museu em 1977, idealizado por seu programador de cinema, Leon Cakoff, que exibiu os filmes da Mostra no Auditório do MASP até sua sétima edição, em 1983.

Atividade sujeita a mudança de acordo com o organizador. Toda a programação é de responsabilidade da organização do evento.

Local

MASP

Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP