#GRÁTIS Ônibus-teatro faz apresentações infantis durante o 5º Fórum do Espaço de Leitura


Kiara Terra fala de igualdade de gênero para crianças no Sesc Bom Retiro


De 17 a 19 de maio, acontece no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, a quinta edição do Fórum do Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado. Com o tema “Educação viva: Ações sociopolíticas entre escola, educação não formal e comunidade” o evento será voltado para educadores, professores e profissionais ligados à educação formal e não formal, além do grande público que poderá participar de uma programação especial.

Em parceria com o Instituto CCR, o BUZUM é um teatro de bonecos que acontecerá dentro de um ônibus e que estará se apresentando no Fórum durante os três dias de evento. O espetáculo Mamulengo é uma divertida e emocionante viagem à cultura popular brasileira, mais especificamente da cultura popular de Pernambuco, com referências aos blocos de Caboclinho, Maracatu, Cavalo Marinho e Frevo.

Além do ônibus-teatro, outras duas atrações são voltadas para o grande público: no dia 17, às 11 horas, Kiara Terra realizará uma contação de histórias para toda a plateia presente. Já no encerramento do evento, no dia 19, às 16 horas, acontecerá um Recital livre e Batalha de Poesias, comandado por Cristina Assunção e Emerson Alcalde. Os interessados em competir devem apresentar três textos autorais, sem acompanhamento musical.

Para realizar a inscrição na programação principal, os professores e educadores devem acessar o site www.espacodeleitura.com . São 100 vagas disponíveis por dia e o evento é gratuito. Já as atividades paralelas voltadas para o público em geral são livres, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira a programação completa:

17 de maio, quinta-feira
10h – 10h30
Credenciamento

10h30
Abertura / Cerimonial
Palavras da Professora Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

11h
Contação de histórias (aberto ao público)
Com Kiara Terra

13h30 – 15h
Mesa de discussão
QUESTÕES IDENTITÁRIAS
Com Herbe de Souza, Iracema Nascimento e Marcos Felinto
Se por um lado há o discurso de que nós somos um povo único, fruto de um intenso processo de miscigenação e mestiçagem, de outro, vivenciamos em nossas relações cotidianas inúmeras práticas preconceituosas, discriminatórias e racistas em relação a alguns segmentos da população, como mulheres, indígenas, negros e comunidade LGBTQQ. Como a educação reflete e trabalha os conceitos de gênero, raça e etnia com o propósito de valorizar as múltiplas identidades?

15h – 16h30
Fórum QUESTÕES IDENTITÁRIAS

18 de maio, sexta-feira
9h – 9h30
Credenciamento

9h30 – 11h
Mesa de discussão
GESTÃO E AUTOGESTÃO
Com Denise Perdigão, Osvaldo Souza e Tiago Almeida
Como promover – na teoria e na prática – uma educação cidadã, democrática, inclusiva, com qualidade e participação social e política de todos os seus atores e segmentos? Por meio de assembleias, rodas de conversa, encontros e outros formatos de interação, algumas experiências educativas vêm buscando caminhos de diálogo com o objetivo de fortalecer a construção coletiva de regras de convívio, prioridades do grupo e protagonismo de pessoas e grupos sociais.

11h – 12h30
Fórum GESTÃO E AUTOGESTÃO

14h – 15h30
Mesa de discussão
REDES: ESCOLA, COMUNIDADE, ESPAÇO PÚBLICO
Com Celso Sekiguchi, Hermes de Souza e Mara Gabriela Martin
Escola aberta, bairro escola e outras propostas de abertura da escola tem se constituído em mecanismos que favorecem a apropriação do espaço público pela comunidade escolar. Quais sentidos vêm sendo atribuídos a essas práticas nos diferentes contextos e realidades – de ações pontuais a políticas públicas? E de que maneira a construção dessas redes de diálogo, apoio e ação se tornam possibilidades de apropriação do espaço público pela comunidade?

15h30 – 17h
Fórum REDES: ESCOLA, COMUNIDADE, ESPAÇO PÚBLICO
19 de maio, sábado
9h – 9h30

Credenciamento
9h30 – 11h
Mesa de discussão
VULNERABILIDADES
Com Daniel Guimarães, Sandra Luzia de Souza Alencar e Vinicius Boim
Situações de vulnerabilidade estão presentes em diversos âmbitos nos espaços educativos. No caso de professores e funcionários, a precarização das relações de trabalho, formas instáveis de contratação, baixo investimento em formação e intensificação do trabalho são parte da realidade de adoecimento. Alunos e jovens também em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes carregam consigo experiências de agressão, preconceito. Famílias desestruturadas, mães solteiras e questões de ordem financeira e social. As redes de diálogo e apoio que se estruturam em torno dessas questões são importantes ferramentas de enfrentamento dessas realidades.

11h – 12h30
Fórum VULNERABILIDADES
14h – 16h
OFICINAS
LEITURA AMPLIADA
Com educadores do Espaço de Leitura
O educativo propõe oficinas inspiradas nas atividades do Espaço de Leitura. As atividades sugeridas trabalham aspectos da escrita, da oralidade e da materialidade dos livros, e sugerem outras possibilidades e relações com as práticas didáticas e com a literatura.São elas:

Jogo da poesia
Com Mayra Oi
Onde será que a poesia mora? Existe algum segredo para descobri-la? Nessa oficina contaremos com algumas pistas que podem nos ajudar a se aproximar desse estado poético e ao mesmo tempo explorar as casinhas do Espaço de Leitura.
Livro-corpo: conversa e oficina de capas de livros
Com Taís Mathias
A partir de uma adaptação da brincadeira “o mestre mandou” e de uma conversa sobre as possíveis relações entre o nosso corpo e o livro iniciaremos a criação de capas de livros.

Apagamento de textos
Com Maiana Monteiro
De maneira livre e criativa, os participantes dessa oficina são convidados a apagar, por meio de rasuras, desenhos e colagens, partes de textos já existentes, construindo assim novas obras literárias e, ao mesmo tempo, visuais.

Oralidade
Com Rafael Ribeiro Lucio
Após as vivências propostas pelas mesas de diálogos do fórum, os educadores reunidos farão exercícios de oralidade e criação de narrativas com os contextos levantados nas trocas, utilizando o baralho de contação de histórias criado pelo Espaço de Leitura.

Micro contos
Com Martin Smit
A atividade parte da consideração das etapas da saga do herói proposta por Joseph Campbell e propõe a elaboração de micro contos escritos coletivamente como um exercício de escrita criativa. Alternando as etapas entre os participantes, é possível observar as diferenças de visão e interpretação dos leitores.

Livro dilema
Com Marcos Felinto
A oficina terá como foco a mediação de leitura de livros infantis que abordam temas delicados, que refletem o posicionamento político e social de autores e o engajamento de mediadores. Para este exercício de criação de estratégias para mediação, serão apresentados dois títulos que tratam de processos de invisibilização social.

16h – 17h30
SLAM (aberto ao público)
RECITAL LIVRE E BATALHA DE POESIAS
Com Cristina Assunção e Emerson Alcalde
Evento literário ao ar livre que tem como proposta reunir poetas e público para experienciar a palavra. Iniciamos com o Recital Livre e em seguida a Batalha de Poesias. Para competir é necessário trazer três textos autorais e sem acompanhamento musical.

PROGRAMAÇÃO PARALELA PARA AS CRIANÇAS – ABERTO AO PÚBLICO
Ônibus Buzum – Instituto CCR
Teatro de Bonecos realizado dentro de um ônibus. O espetáculo Mamulengo é uma divertida e emocionante viagem à cultura popular brasileira, mais especificamente da cultura popular de Pernambuco, com referências aos blocos de Caboclinho, Maracatu, Cavalo Marinho e Frevo. A faixa etária indicada é de 3 a 11 anos. Duração do espetáculo: 20 minutos. Capacidade por sessão: 45 lugares.

Apresentações
17 de maio, quinta-feira
12h, 14h, 15h e 16h
18 de maio, sexta-feira
10h, 11h, 14h, 15h e 16h
19 de maio, sábado
10h, 11h, 14h, 15h e 16h

Inscrições para o Fórum (eventos infantis não necessitam credenciamento):
www.espacodeleitura.com
Até o preenchimento das 100 vagas por dia

Serviço:
Quando: 17, 18 e 19 de maio
Onde: Espaço de Leitura e Auditório Paulinho Nogueira (acesso pela arquibancada da Arena) – Parque da Água Branca
Rua Ministro Godoi, 180 – Perdizes – próximo ao Metrô Barra Funda
Mais informações: 11 2588.5811

Atividade sujeita a mudança de acordo com o organizador. Toda a programação é de responsabilidade da organização do evento.

Local

Espaço de Leitura – Pq. Àgua Branca

Dentro do Parque Água Branca - Avenida Francisco Matarazzo, 455