GRÁTIS: Carnaval invade a Maratona Infantil de fevereiro no MIS


folia_parque_agua_branca_guia_fora-da_casinha


Para o Mis o carnaval só termina quando acaba fevereiro! O Museu da Imagem e do Som preparou uma programação especial para os pequenos foliões na Maratona Infantil – que será no dia 25, domingo, com entrada gratuita.

Para já entrar no clima, toda a família pode participar de oficinas temáticas, a partir das 10h: Percussão e Cortejo (em que os músicos arte-educadores do Kolombolo ensinam a tocar caixa, ganzá, tamborim, agogô e surdo); Máscaras de Carnaval (com a equipe do Educativo MIS); e Construção de instrumentos musicais com a Cia. Pranayama (com a utilização de lixo reaproveitável – latas de leite, potinhos de iogurte e garrafas de água). Além disso, a equipe do salão Jacques Janine fará, durante toda a programação, maquiagens carnavalescas no público.

Outro destaque é a parceria entre o MIS e o BuZum!, que marca presença nesta edição com o espetáculo Mamulengo, em diversos horários. A peça explora o universo da cultura popular brasileira, mais precisamente a cultura popular de Pernambuco, feito totalmente com bonecos mamulengos, criados e confeccionados por mamulengueiros de Glória do Goitá/PE.

Joana, uma esperta garota que adora o carnaval, parte rumo a uma aventura para salvar seu amigo João, que caiu num poço. Com a ajuda de um papagaio falante, Joana passa por blocos de Caboclinho, Maracatu, Bumba meu boi e frevo. O espetáculo será dentro do ônibus do BuZum!, na área externa do Museu.

Bailes e Blocos
A área externa do MIS estará repleta de animação com uma série de atividades para todos os visitantes pularem o carnaval! Confira:

– Cortejo Brincando com o Carnaval, Cia. Burucutu (11h e 14h): No desfile, recheado de marchas carnavalescas, os personagens, junto com sua “Charanga” (banda), mostrarão para os presentes o verdadeiro significado de Brincar o Carnaval. O intuito é resgatar o carnaval tradicional de salão, aquele com a presença de personagens clássicos como a Colombina, o Pierrot, o Arlequim, que com a ajuda das “marchinhas carnavalescas” e “poesias”, ajudam a contar a história da festa, desde sua origem com o Entrudo no século 17 até seu crescimento (no século 20) como festa popular, com o surgimento dos primeiros blocos carnavalescos.

– Intervenção Trio Elétrico do Bello Marques (12h e 15h): Uma paródia muito bem humorada do cantor ícone do carnaval Bell Marques, que sempre arrastou multidões com sua antiga banda Chiclete com Banana. Utilizando guitarra, amplificador e caixa de voz na cintura, “Bello Marques” faz a festa com músicas, paródias e principalmente atividades dançantes com seu mini trio-elétrico de cintura.

– Bloquinho de carnaval Festa de Rei (13h e 16h): Com a companhia Festa de Rei, a banda presta uma referência a grandes manifestações populares que marcam o carnaval no Brasil em sua tradição e brincadeiras, com ritmos contagiantes como o frevo, afoxé, samba, marchinhas e muito mais.

Atividade sujeita a mudança de acordo com o organizador. Toda a programação é de responsabilidade da organização do evento.

Local

MIS – Museu da Imagem e do Som

Avenida Europa, 158