Espaço D’elas promove Rodas de Conversa gratuitas sobre gestação e maternidade


Yoga para gestantes na Zona Norte!


Roda sobre a gestação e maternidade, abre no “Espaço D’elas” com a perspectiva de promover autoconhecimento e empoderamento do corpo, gestação, parto e pós-parto, através das trocas de experiências das mulheres acerca das suas escolhas/vivências e a disponibilização de informações sobre: corpo e ciclo gestacional; humanização do parto e nascimento; pós-parto e amamentação; sabedoria ancestral das mulheres e gestação; leis e direitos conquistados pelas mulheres para o atendimento humanizado do parto e dos direitos sexuais e reprodutivos.

“Creio na sabedoria e autonomia das mulheres para guiarem conscientemente suas escolhas e ciclos, pois cada vivência é complexa e subjetiva a cada uma. Ao unirem-se em roda, as experiências são fortalecedoras, compreendem a si mesmas nas outras, constroem sororidade (união e aliança entre mulheres), trazem oportunidades de cura e elaboração de vivências passadas e atuais, descobrem sobre culturas e modos diversos das mulheres agirem, se emancipam através do autoconhecimento e do empoderamento.” Agnes Kodama

“O nascimento e o cuidado com os nossos pequenos são um dos maiores diferenciais da nossa existência. E, essa atenção carinhosa implica e interfere na vida deles, no que eles poderão construir e ser, e no que toda essa mudança reconstruirá a vida daqueles que os cercam. Um novo jeito de educar traz a tona um passado cheio de informação e muitas possibilidades de reflexões e ações sobre o que entendemos ser essencial para nossa vida.” Raquel de Faria

OBS: Acompanhantes, companheir@s e interessad@s, são bem vindos.

Facilitadoras:

Agnes Samara Mendonça kodama Graduada em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo EACH-USP, cursando pós em “Antropologia da Mulher e Ecofeminismo”. É Parteira Contemporânea/Obstetriz; Doula (formada pelo GAMA); Terapeuta Menstrual; “Moon Mother”; ativista feminista e da humanização do parto há 11 anos. Trabalha no atendimento à gestação e ao parto humanizado; é facilitadora de rodas e guardiã de círculos de mulheres; faz atendimentos individuais/cursos de autoconhecimento dos ciclos femininos e de ginecologia natural (menstrual, sabedoria ancestral das mulheres, contracepção, maturescência).

Raquel de Faria – Educadora Perinatal, Terapeuta e Doula pós parto. Formada como Terapeuta pelo grupo Interfaci e curso intensivo de Psicologia à Assistência Perinatal pelo Instituto Roda Viva. Vivência de 21 anos na área de educação infantil, trabalhando voluntariamente com crianças. Trabalha no atendimento à mães e bebês durante o puerpério; é facilitadora de rodas de pós parto; realiza projetos para mulheres de forma individual e coletiva; oferece palestras nos temas relacionados ao puerpério, desenvolvimento e educação infantil e perdas (gestacional, separação, mudança, etc).

Cronograma das rodas:
25/03- O que é puerpério? Quanto tempo ele dura? Por que as pessoas falam pouco dele? O que acontece durante esse período? Posso me preparar? (Facilitadora Raquel de Faria)

22/04- Onde posso Parir? Opções, diferenças e possibilidades: Parto Hospitalar; Parto na Casa de Parto e Parto Domiciliar. (Facilitadora Agnes Kodama)

08/04- Quais as escolhas possíveis no puerpério, relacionadas ao bebê, e suas consequências?(Facilitadora Raquel de Faria)

13/05- Sabedoria do Corpo – As Fases do trabalho de Parto e Parto. (Facilitadora Agnes Kodama)

27/05- Rede de apoio, divisão de tarefas, conciliação de atividades no puerpério.(Facilitadora Raquel de Faria)

10/06- A Placenta Sagrada – Ecologia feminina e autoconhecimento no parto e pós-parto. (Facilitadora Agnes Kodama)

24/06- O bebê chegou! E agora, o que fazer? Os primeiros cuidados com o bebê e com a mãe.(Facilitadora Raquel de Faria)

08/07- Lua de Leite – Planejamento para o pós-parto, amamentação e puerpério. (Facilitadora Agnes Kodama)

22/07- Exterogestação e maternidade/paternidade consciente. O que isso tudo quer dizer?(Facilitadora Raquel de Faria)

Espaço D'Elas
Rua da Catequese 103

4 Datas Agendadas

Atividade sujeita a mudança de acordo com o organizador. Toda a programação é de responsabilidade da organização do evento.